05
nov

A origem do Sudoku e sua história

Garota Geekpor
Garota Geek

Você curte Sudoku? É super legal passar o tempo tentando encaixar os números nos lugares certos, não é mesmo? No post de hoje, vamos contar a origem desse jogo e sua história, você vai ver que tudo começou bem antes do que pensava.

Em 1979, o arquiteto e designer de puzzles norte-americano Howard Garns inventou o Sudoku como conhecemos hoje. Sua criação foi publicada na revista Dell Pencil Puzzles and World Games, da Dell Magazines (editora especializada em jogos de raciocínio), com o nome de Number Place – nos EUA, também é chamado de Nanpure.

Sem repercussão imediata, o passatempo foi levado para o Japão em 1984 pela Nikoli (uma espécie de Coquetel oriental) e recebeu o nome de “suuji wa dokushin ni kagiru”, que significa “o número que deve aparecer uma só vez”. O presidente da companhia fez pequenas alterações e renomeou o jogo para Sudoku. Em japonês, “su” quer dizer “número” e “doku” corresponde a “único”.

Um juiz neozelandês aposentado em Hong Kong, Wayne Gould, teve contato com a diversão em 1997 e dedicou seis anos para montar um programa de computador que gerasse novos jogos rapidamente. Com o software em mãos, ele ofereceu a novidade aos jornais britânicos e, em 12 de novembro de 2004, The Times deu o pontapé inicial à mania.

Em abril de 2005, o jogo já havia conquistado muitos outros jornais. The Guardian chegou a imprimir um Sudoku em cada página do jornal e o passatempo ganhou até um programa de rádio e outro de TV. Aqui no Brasil, o Sudoku era divulgado desde 1994 pela Coquetel, mas com o nome “de 1 a 9″. Somente quando a brincadeira explodiu na Europa, a empresa rebatizou seus jogos e começou a ganhar público.

Origens do jogo

O Sudoku é, na verdade, a evolução de vários jogos e grelhas bem mais idosas. Voltemos ao século XVIII, quando o suíço Leonhard Euler inventou o Quadrado Latino, uma matriz com o mesmo número de linhas e colunas, onde os elementos não se repetem nas linhas e colunas. Contudo, era só uma invenção para estudos de álgebra.

Antes do Quadrado Latino, porém, houve alguns predecessores, os Quadrados Mágicos, com cerca de 4 mil anos de história. Nesses quadriculados, um mesmo número corresponde à soma dos algarismos de cada linha, coluna e diagonal.

O mais antigo quadrado mágico que se tem notícia é o Lo Shu Square, encontrado em manuscritos chineses de 2.800 AC, que faziam parte da lenda sobre como acalmar a fúria do rio Lo. No Egito e na Índia, os quadrados mágicos apareceram gravados em pedra ou metal, como forma de talismã e tinham lugar na astrologia e na religião.

No final do século XIX, passatempos com números começaram a ser veiculados nos jornais franceses. O Sudoku atual estava quase pronto em 1892, quando o diário parisience Le Siècle publicou o primeiro quadrado mágico de 9×9, dividido em quadrantes de 3×3.

Fonte: Abril.

Categorias: Curiosidades

Garota Geek
Garota Geek
garota.geek@yahoo.com.br
@garota_geek

Perfil criado pela Mais Estudo para mantê-los atualizados sobre tudo o que rola no mundo tecnológico. E não para por aí, geek também se preocupa com a carreira, por isso a Mais Estudo oferece bolsas de estudo de até 70% em diversos cursos na área de tecnologia.
Garota Geek Acompanhe a Mais Estudo nas redes sociais.

A Mais Estudo oferece bolsas de estudo de até 70%. São mais de 40 instituições parceiras, somando mais de 1.000 cursos de graduação tradicional e de curta duração, pós e MBA, cursos técnicos, livres e de idiomas. Twitter Facebook Orkut

Deixe um comentário