21
mar

As artes de um grafiteiro

MaisEstudopor
MaisEstudo

pato2Hoje vamos falar um pouco de um tipo de arte urbana, o grafite. Muitos não sabem, mas para ser caracterizado como grafite, o desenho tem que ser uma arte de livre expressão e estar em lugares públicos. Quem pode falar um pouco mais sobre street art é o André Monteiro, mais conhecido como “Pato”. Então, fomos entrevistá-lo!

Ele mora na zona sul de São Paulo, é artista plástico, grafiteiro, professor, faz vídeos e cinema. Aos 34 anos, André diz que sempre gostou de desenhar e desde pequeno já se aventurava nas ruas de São Paulo com algumas pichações dentro do movimento punk. “Me arriscava com alguns desenhos em estêncil. Depois em 1998/99, quando estudava na escola Carlos de Campos, mesma escola que Os Gêmeos (dois famosos grafiteiros) estudaram, comecei a grafitar de forma mais intensa”, completa.

grafite
Atualmente, ele não faz mais arte ilegal, sempre pede autorização e conta que não tem uma turma específica para grafitar, mas que sempre combina com alguns amigos para pintarem juntos. Diz também que dá para ganhar dinheiro grafitando, mas que prefere não utilizar o grafite como uma profissão e sim como um prazer para expressar suas ideias. Ele só aceita convites para grafitar quando pode pintar o que quiser.

André conta que já passou por alguns apuros grafitando: uma vez foi preso pintando na Rua Augusta e teve que cumprir prestação de serviço comunitário. “Ainda bem que consegui converter o episódio em algo positivo, dei aula de arte para adultos esquizofrênicos no Hospital das Clínicas. Foi muito bom!”, conta.

Infelizmente não existe nem um tipo de concurso ou competições de grafite, mas Pato conta que já fez esse tipo de competição com os amigos. Atualmente, seus trabalhos como artista plástico estão expostos na Galeria Jaqueline Martins, trata-se de esculturas e personagens criados por ele com materiais reciclados.

.

Categorias: Aula Vaga

Tags:
MaisEstudo
MaisEstudo
comunicacao@maisestudo.com.br
@maisestudo

Além de oferecer bolsas de estudo em diversas instituições, Mais Estudo têm a missão de mantê-los informados sobre tudo o que rola de mais importante sobre carreira, estágio, redes sociais, tecnologia e últimas tendências da web. Por isso, não deixe de acompanhar a Mais Estudo nas redes sociais. Afinal, manter-se informado, hoje em dia, é um diferencial e tanto.
MaisEstudo Acompanhe a Mais Estudo nas redes sociais.

A Mais Estudo oferece bolsas de estudo de até 70%. São mais de 40 instituições parceiras, somando mais de 1.000 cursos de graduação tradicional e de curta duração, pós e MBA, cursos técnicos, livres e de idiomas. Twitter Facebook Orkut

10 para “As artes de um grafiteiro”

  1. domelhor.net disse:

    As artes de um grafiteiro…

    Muitos no sabem, mas para ser caracterizado grafite, tem que ser uma arte de livre expresso e estar em lugares pblicos….

  2. Anônimo disse:

    As artes de um grafiteiro…

    Hoje vamos falar um pouco de um tipo de arte urbana, o grafite. Muitos não sabem, mas para ser caracterizado como grafite, o desenho tem que ser uma arte de livre expressão e estar em lugares públicos….

  3. Leandro disse:

    Muito bom.
    Sinto saudades das aulas que tive com esse cara.

  4. Lene disse:

    Eu ADOOORO grafite ! mas não sei desenhar :S
    gostaria de saber, se existe algum curso, sei lá . . algo do tipo.
    Adorei a matéria !

    • MaisEstudo disse:

      Olá, Lene.
      Não tem como não admirar a arte destes grafiteiros. São artistas com expressões diferenciadas.
      Ah! Tem sim curso de grafite, procure nas escolas de artes visuais que provavelmente irá encontrá – los.
      Abs !

  5. Emerson disse:

    Gostaria de saber se existe algum evento ou local onde se reuni os grafiteiros em Sao paulo

    Materia muito interessante , temos que exaltar esse tipo de cultura !

  6. Fátima Sá disse:

    Entrem em contato comigo.

  7. Lucas disse:

    Grande artista e ótimo mestre.
    Saudades das aulas com Pato tambem

  8. wilson junior disse:

    Caro senho Pato
    preciso de ajuda. A diretora da minha escola
    me permitiu que eu grafitasse o muro da minha
    por isso estou pedindo sua ajuda preciso se tiver
    indicações de videos que mostram grafites sendo
    feitos desde o primeiro passo o caso e qui já fui pixador
    e hoje sei a diferença entre arte e crime
    por isso venho a pedir sua ajuda pois sonsinhos
    não somos nada
    agradeço atenciosamente
    Wilson Junior
    meu Email se caso ler este comentário
    e quiser me ajudar:
    will-skt@live.com

  9. Vinicius disse:

    Olá ! Tenho um espaço para grafitar e gostaria de uma indicação ! Nao sei como funciona esse tipo de arte mas me enterneça muito ! Aguardo resposta !!! :)

Deixe um comentário