26
jul

A importância das atividades extracurriculares

Sr. Carreirapor
Sr. Carreira

Para quem está começando a carreira participar de atividades extracurriculares valoriza o currículo, ajuda a sair na frente de muitos candidatos e chama a atenção dos recrutadores. E não pensem que para isso é preciso fazer cursos chatos. Alguns cursos são essenciais como o inglês e as noções básicas de informática. Mas atividades divertidas como hobbies, também podem enriquecer a formação de um jovem estudante.

Quem está na faculdade e ainda não conseguiu um estágio pode aproveitar o tempo livre para investir na sua qualificação profissional. Para os jovens que já estão fazendo estágio junto com a faculdade, vale a pena sacrificar um pouquinho do tempo livre para realizar algumas atividades extras que o ajudem na carreira. Nós selecionamos algumas atividades extracurriculares que podem ser úteis na vida profissional de quem está atrás do primeiro emprego. Olha só:

Participar de grupos artísticos
Fazer teatro, aulas de dança ou de música pode ajudar na carreira, mesmo que ela não tenha nada a ver com artes, pois essas atividades demonstram desenvoltura e disciplina. No teatro, por exemplo, dá para aprender a se expressar melhor, perder a timidez, ganhar autoconfiança e melhorar os relacionamentos interpessoais.

Praticar esportes
Participar de competições ensina a ter compromisso com as atividades. O esporte também trabalha a questão do grupo, quando os esportes são coletivos como futebol, dá para aprender a trabalhar equipe e lidar melhor com as adversidades. Além disso, esportes trabalham não só a saúde física, mas também a mental, deixando o profissional mais equilibrado para trabalhar.

Ser voluntário
Realizar trabalhos voluntários além de fazer bem aos outros e nos proporcionar sensação de bem estar, também pode ser bom para o currículo. Quem pratica essas atividades demonstra generosidade, disponibilidade e disciplina.

Fazer iniciação científica
As universidades disponibilizam para seus alunos a chance de pesquisar a fundo algum tema de seu interesse. O aluno pode apresentar sua ideia de estudo para a universidade e se seu projeto for aprovado ele recebe uma bolsa da faculdade e o apoio de professores para desenvolver seu trabalho. Para quem busca seguir carreira acadêmica ou para quem quer mostrar conteúdo teórico, essa atividade ajuda a enriquecer o currículo.

Entrar para grêmios estudantis
Além de divertido, fazer parte do grêmio estudantil da sua faculdade pode demonstrar profissionalmente que você tem capacidade para liderar e interresse em defender causas sociais. O estudante ainda aumenta seu círculo de amigos e sua rede de contatos, e aprende a trabalhar em equipe.

Trabalhar em empresa júnior
Como já explicamos aqui, passar por uma experiência em empresa júnior valoriza a vida profissional e pessoal. É a chance que o estudante tem de liderar projetos, vivenciar a rotina da sua profissão, fazer contato com empresas e aprender na prática o que funciona e o que não funciona na sua área.

Fazer intercâmbio
Já demos diversos motivos para se fazer um intercâmbio. A vivência em um país estrangeiro traz a fluência em um novo idioma, o aprendizado de uma nova cultura e o desenvolvimento pessoal, já que quem vai precisa se virar sozinho por lá. Essa experiência deixa o currículo mais rico e chama a atenção dos recrutadores.

Ter um blog
Hoje cada vez mais as redes sociais fazem parte da rotina das empresas e estar por dentro das novidades é essencial. Ter um blog legal mostra que o estudante sabe usar as novas mídias e ainda permite que o recrutador conheça melhor o candidato. Só é preciso ter cuidado com o conteúdo das páginas e com os erros de português.

Categorias: Carreira e Estágios

Sr. Carreira
Sr. Carreira
srcarreira@yahoo.com.br
@srcarreira

Criado pela Mais Estudo para ajudá-los na trajetória profissional com dicas de carreira, mercado de trabalho e processo seletivo. Além de informações sobre as bolsas de estudo de até 70% da Mais Estudo em diversos cursos de pós-graduação e MBA.
Sr. Carreira Acompanhe a Mais Estudo nas redes sociais.

A Mais Estudo oferece bolsas de estudo de até 70%. São mais de 40 instituições parceiras, somando mais de 1.000 cursos de graduação tradicional e de curta duração, pós e MBA, cursos técnicos, livres e de idiomas. Twitter Facebook Orkut

1 para “A importância das atividades extracurriculares”

  1. Suellen Berg disse:

    Adorei a matéria! Dicas bem interessantes e construtivas!

Deixe um comentário