16
mai

Carreira ambiental: a profissão do futuro

MaisEstudopor
MaisEstudo

Os cursos ambientais estão ligados à preservação do meio ambiente, condições de vida e existência do planeta e são considerados profissões do futuro. Para os profissionais a área tem ganhado força com a recente preocupação das empresas por parte da responsabilidade ambiental e com a produção sustentável. Já que a carreira ambiental tem se tornado promissora separamos alguns dos principais cursos oferecidos, para quem sabe, você se tornar um ambientalista:

Técnico ambiental
O técnico ambiental trabalha principalmente no auxílio ao engenheiro e gestor ambiental, tem tarefas mais práticas e é responsável por realizar pesquisas de campo para coletar amostrar ou fazer testes químicos e biológicos. A duração do curso é de,normalmente, dois anos  e pode ser feito por estudantes que estejam no  último ano do ensino médio ou já sejam formados no 2° grau.

Gestão Ambiental
O curso visa o uso de práticas que garantem a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem de matérias primas, e a redução do impacto das ações humanas nos recursos naturais. Uma das funções destes profissionais também é minimizar ou “consertar” o estrago ambiental recuperando as áreas naturais degradadas. O curso tem, em média, quatro anos de duração, com base nas matérias de ciências biológicas, química, física, geologia, além de ciências sociais, econômicas, humanas e legislação.
O gestor ambiental trabalha conciliando os interesses organizacionais, sociais e do meio ambiente. Por isso, sua área de atuação é ampla: você pode trabalhar no setor público, em indústrias, empresas ou prestar consultoria ambiental e até mesmo investir na área acadêmica.

Engenheiro Ambiental
O curso tem como principal função o controle das atividades humanas para ajudar a preservar os recursos ambientais, como: água, solo, vegetação e fauna. Muitas empresas contratam os engenheiros para realizar estudos e avaliações de seus projetos com o objetivo de verificar se eles podem causar impacto ambiental e buscar por medidas que possam minimizar este impacto.
Estima-se que sejam abertos milhares de postos de trabalho para os engenheiros nos próximos anos.  E como há ainda poucos profissionais com formação universitária no ramo, as perspectivas para a carreira são as melhores. O campo de trabalho é amplo, sendo que o engenheiro pode trabalhar em empresas, setor público, indústrias etc.

Seja um profissional do meio ambiente e cresça nesse mercado, que a cada dia,  ganha espaço na sociedade e no mundo. Lembrando que a Mais Estudo oferece bolsas de estudo  para estes cursos. Acesse e procure pelo curo que mais te interessou!

Categorias: Guia de Profissões

MaisEstudo
MaisEstudo
comunicacao@maisestudo.com.br
@maisestudo

Além de oferecer bolsas de estudo em diversas instituições, Mais Estudo têm a missão de mantê-los informados sobre tudo o que rola de mais importante sobre carreira, estágio, redes sociais, tecnologia e últimas tendências da web. Por isso, não deixe de acompanhar a Mais Estudo nas redes sociais. Afinal, manter-se informado, hoje em dia, é um diferencial e tanto.
MaisEstudo Acompanhe a Mais Estudo nas redes sociais.

A Mais Estudo oferece bolsas de estudo de até 70%. São mais de 40 instituições parceiras, somando mais de 1.000 cursos de graduação tradicional e de curta duração, pós e MBA, cursos técnicos, livres e de idiomas. Twitter Facebook Orkut

25 para “Carreira ambiental: a profissão do futuro”

  1. ---- disse:

    profissão do futuro.. mas cade esse futuro que nunca chega? a maioria dos profissionais formados estao desempregados

    • Mara Paoa gualberto Martins disse:

      Boa noite!
      Sou formada em tecnico em Meio Ambiente e estou desanimada
      nessa área,até agora não consegui arrumar nada .
      Que profissão é essa ?

  2. domelhor.net disse:

    Carreira ambiental: a profisso do futuro…

    Os principais cursos oferecidos na rea ambiental: gesto ambiental, engenharia ambiental, tcnico ambiental, tcnico meio ambiente….

  3. Marcio Braga de Almeida disse:

    esqueceram de mencionar engenharia sanitária que apesar de nao ter ambiental no nome, presta mais do que esse, cujo, nome foi mencionado
    mias vou ser realista uma engenharia que presta é engenharia eletrica :)
    beijo no coraçao de vceis

  4. Mônica disse:

    Realmente, a carreira ambiental é uma profissão do futuro, mas esse futuro está demorando a chegar, vou me formar esse ano em gestão ambiental (tecnologo) e não há vagas no mercado de trabalho. Ainda falta as empresas aceitarem a necessidade de comprometimento com o meio ambiente, para que essa profissão do futuro possa crescer no mercado. A maioria das pessoas que restaram em meu curso, pensam em mudar de área após concluí-lo.

  5. forever disse:

    Realmente são grande propostas, só que só serão utilizadas quando a natureza não tiver mais jeito… Na minha opinião esses cursos foram para as pessoas se formarem só para terem diplomas, pq a concorrencia é muitissimo grande, tem biologos que abragem quase todos os campos principamente ecologia que é a base da educação ambiental, biomedicos, engenheiros agronomos que sabem tudo sobre solo. Vai demorar para essas profissões alavancarem infelizmente.

  6. Caio Farias disse:

    Esqueceram de mencionar muitas outras profissões que podem trabalhar junto a esses profissionais complementando assim alguns estudos de campo, como biólogos, geólogos, geógrafos, ecólogos, agrônomos, todos possuem atribuições que podem ajudar abrangendo uma área específica dentro do contexto ambiental e como já foi falado futuro esse que não vem!! Conheço algumas pessoas que estão sofrendo para trabalhar nessa área pois como já falei existem outras semelhantes. E vamos ser sinceros “as empresas agora estão preocupadas com o meio ambiente??? Quem acredita nisso?? Elas estão preocupadas com o $$$$ cada vez mais!!!!

  7. Tatiene SAntos disse:

    É uma profissão do futuro que esta distante,pois conclui o tecnologo em Dezembro e ate hj não surgiu sequer uma vaga para tentar concorrer. Eu percebi que por hr,esses cursos na area ambiental são um complemento para uma outra graduação ou curso tecnico que vc ja possua.

  8. T. disse:

    poisee depende muitoo mesmoo ,pois também fiz tec. Florestal e nao tenho emprego até hoje.ah vagas mas quem as ocupa são pessoas não capacitadas.

  9. luciano disse:

    Eu estava ceriamente focado no tecnologo ambiental mas agora ja´estou decepsionado de saber que a area está fraca no momento.

    • MaisEstudo disse:

      Olá, Luciano.
      Os cursos na área ambiental estão ganhando espaço no mercado de trabalho. É considerado uma das áreas promissoras para os próximos anos.
      Abs!

      • ---- disse:

        nao iludam o coitado gente.. o “futuro” para esses profissionais vai tardar a chegar.. exemplo disso são as pessoas que citaram aqui nos comentários como estão após formados

        • Ana Meolla disse:

          Sou aluna do curso de gestão ambiental e não consigo estágio. Maioria dos formados não tem sequer previsão. Fazia curso de engenharia ambiental mas tb não conseguia estágio. Só efetivos e para quem tem experiência. Larguei pq a faculdade é cara. Tô aqui prestes a abandonar o curso de gestão pq não consigo estágio. É um futuro MUUUUUUUITO distante mesmo… e isso que faço especialização junto, nem assim ^^ força aí!

  10. Renato Aviz disse:

    É profissao do futuro, se o futuro for feito de pessoas onestas que tem amor as outras pessoas independente de seu nivel cultural, social, se o futuro for feito de pessoas corretas, que tem responsabilidaes sobre seus atos, que nao sao hipocritas.
    Em uma sociedade em que a lei do primeiro eu é a razao da sobrevivencia e o discurso dos que tem mais para ganhar mais nao se deve iludir, as mais belas teorias socias e ambientalistas ficam dentro das universidades, porque aqui fora, aqui quem manda é o Capital

  11. Luciano Francisco da Silva disse:

    Eu quero saber quais universidades ministram os cursos tecnologo ambiental

  12. Edson disse:

    Realmente não conheco profissionais formados apenas na área ambiental
    trabalho na garantia da qualidade como técnico e a exigência é de um profissional formado em qualidade ou processo, e se tiver conhecimento em gestão ambiental será um diferencial para a contratação, pelo menos nas metálurgicas que estão sendo pressionadas por seus cliente sobre a preocupação com o descarte de resíduos indústriais. Implantamos a ISO 14001 o que fortaleceu alguns contratos comerciais.

  13. francisca disse:

    Bom dia!
    Eu sou formada em tecnico em Meio A mbiente e em Gestão Ambiental. Mas realmente não consigo emprego na área, fiz estágio na área mas ralmente as oportunidades são poucas.

    Gostaria de saber aonde posso recorrer estou muito desanimada investir nessa área mas até agora nada.

  14. keila disse:

    nossa poxaaa lendo esses comentários ate me desanimaram!!!
    vou começar a fazer curso técnico em meio ambiente esse ano agora em março e depois esses comentário não vou mentir me deixaram meio pra baixo…
    mais na minha opinião depende muito do estado tipo se vc for pro rio as chances de conseguir emprego nessa areá e bem maior por causa do petróleo de la e tal..

  15. Ana Carolina disse:

    Pretendo me formar na área ambiental, é tenho que confessar depois de ler esses comentários até me desanimei um pouco.

  16. Junior disse:

    Meio Ambiente no Brasil é área alternativa. Quase amadora!

    • Ana Meolla disse:

      Certíssimo. Sou do RS e estou BEEEEEM DESANIMADA. Procuro estágios em prefeituras e órgãos ambientais e naaaaaaada. Empresas então nem se fala. Contratam consultorias ambientais. Não colocam um funcionário específico, mas contratam o serviço de uma consultoria e só. Estou me formando em gestão, faço especialização na área, e nem assim… comentei meu caso acima… realmente tá demorado demais esse futuro.

  17. jana disse:

    larguei o curso de Eng. Ambiental para fazer administração/marketing, pq pelo menos assim, o mercado é melhor. Estagio em eng ambiental eh mt dificil, sem contar q emprego nao tem, e se tiver so entra qm tem QI (quem indique), tem gente no primeiro semestre da facul trabalhando na secretaria do meio ambiente, enquanto pessoas do 7 nao conseguem estagio, eh uma piada. Eu cai nesse papo de profissao do futuro mais isso eh uma grande mentira, se quiser fazer, faça pq ama, e nao pelo dinheiro, pq qm faz eng pelo dinheiro so se ferra. O brasil nao valoriza engenheiros, pagam mt mal quando existem vagas. O futuro ta demorando demais para eu ficar esperando essa profissao do futuro chegar, sem contar q a faculdade é carissima.

  18. Érica disse:

    Gente to me formando em Ciências biologicas, só q eu faço licenciatura, mas eu pretendo fazer pós graduação na area do meio ambiente, mas se infelizmente não conseguir nada depois da pós em meio ambiente pelo menos vou ter a opção d dar aulas, pelo menos não ficarei desempregada, o q vcs acham?

  19. edna disse:

    affffffffffff é desanimador me formei em 2010 e ate agora nada,,,

Deixe um comentário