12
jul

Como formatar seu TCC/Monografia

Dr. Brittopor
Dr. Britto

Depois de anos estudando, chegou a aguardada hora de elaborar seu trabalho de conclusão de curso. E é nesse momento que o aluno fica cheio de dúvidas e desesperado com tantas regras criadas para nortear a formatação do trabalho: que fonte usar? Qual é o espaçamento correto? Como fazer as citações? E por aí vai… Por isso trouxemos um guia completo sobre como formatar seu TCC ou monografia.

A ABNT
Para quem não sabe, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o órgão que rege a normalização das diversas técnicas documentais e tecnológicas, possibilitando aos pesquisadores a perfeita formatação e estruturação de um projeto.

Formatações básicas
Antes de mais nada, é importante lembrar que cada instituição de ensino possui seu próprio Manual de Elaboração de Trabalhos Científicos, determinando que requisitos o seu trabalho deve ter. Então, não se esqueça de pedir o seu na sua faculdade. Abaixo, está a formatação mais básica de acordo com as normas gerais da ABNT, mais comumente utilizadas.

1.  Itens importantes a se considerar na formatação: configuração da página e fonte.
As margens superior e esquerda devem ter 3 cm, enquanto inferior e direita devem ter 2 cm. Para o texto da sua monografia/TCC recomenda-se o uso da fonte Times New Roman, embora muitas faculdades aceitem também a fonte Arial.

2. Elementos pré-textuais: capa, folha de rosto, catalogação na publicação (expedida pela Biblioteca), folha do examinador (geralmente expedida pela Coordenação de Estágios), dedicatória (opcional), epígrafe (opcional), agradecimentos (opcional), resumo, abstract, sumário.
Com exceção dos itens marcados como opcionais, os demais elementos são de suma importância para direcionar e organizar a sua monografia, bem como dar rumo ao leitor, “ilustrando” o conteúdo que o espera. Por isso, é necessário que seu trabalho contenha todas as etapas citadas.

- Capa
A capa deve estar sempre com fonte tamanho 14, em maiúscula e negrito, sendo que o texto deve estar posicionado no centro:

- Folha de rosto do trabalho
Utilize sempre fonte tamanho 12, sem parágrafo, entre linhas simples. No topo, deve constar seu nome em letras maiúsculas, com fonte 14 e centralizado. Abaixo, deve haver o título do seu projeto em letras maiúsculas, negrito e centralizado. A seguir, tem-se uma nota indicativa com fonte 12, sem negrito e 8 cm de margem. Por último, o local e ano do projeto devem estar em letras maiúsculas, negrito e centralizado. Veja:

- Folha de Aprovação
Geralmente a instituição de ensino entrega a folha de aprovação pronta ao aluno, já com as assinaturas devidas após o deferimento da sua apresentação. Mas, se você tiver que produzi-la para seu TCC/monografia, deve seguir o modelo abaixo.

- Notas de Rodapé e Glossário
As notas de rodapé são utilizadas quando é necessário explicar um termo, destacar uma expressão ou indicar um autor. Para inserir nota de rodapé no Word, basta seguir: Referências > Inserir Nota de Rodapé. Geralmente, as notas de rodapé só são utilizadas em casos específicos, quando há alguma expressão, palavra ou termo desconhecido do público leigo. Se houver mais do que 10 desses termos, opte por criar um glossário, no qual o aluno insere todas essas expressões e os seus significados (insira o glossário após as Considerações Finais/Conclusão, para fins de consulta).

- Paginação
A localização do número da página será sempre no canto superior direito, utilizando a fonte no tamanho 10. Mas há regras também para a numeração: a capa não é contada e nem paginada; os demais elementos pré-textuais são contados e não paginados. A ficha catalográfica não é contada nem paginada, pois será inserida no verso da folha de rosto.

3. Elementos textuais: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Nessa parte do TCC/monografia, o parágrafo deve ter espaçamento de 1,5 cm na primeira linha. O espaçamento entre linhas, por sua vez, é de 1,5 cm. E toda vez que houver uma nova abertura de capítulo, você deve iniciá-lo em uma nova página. Aqui é importante que sempre insira “Quebras > Próxima Página”, pois essa ação é imprescindível para a correta paginação do documento.

Quando há abertura de nova seção do texto, deve-se utilizar 2 espaços entre linhas, de 1,5 cm cada. E, finalmente, entre o título/subtítulo e a abertura de parágrafo usa-se 2 espaços entre linhas de 1,5 cm.

4. Elementos pós-textuais: Referências bibliográficas, apêndices (material criado pelo aluno) e anexos.
As referências devem sempre ser apresentadas em ordem alfabética para facilitar a consulta. O espaçamento deverá ser simples na referência em si, em cada tópico, mas precisa ter 2 espaços simples entre as mesmas. Alinhamento sempre à esquerda.

- Referência bibliográfica
Existem faculdades que impõem um limite mínimo de autores e obras, e realmente: quanto mais obras forem pesquisadas, mais ricos serão seus argumentos para compor sua análise e conclusão. Como não poderia deixar de ser, as referências também possuem regras específicas. Portanto é importante anotar todas as informações sobre a edição da obra pesquisada para compor a sua referência bibliográfica. Lembre-se que uma referência mal feita ou incompleta, tanto na citação dentro do texto quanto no campo de referências, pode ser considerada plágio, crime que pode dar multa, reclusão ou detenção de até 1 ano.

Como parafrasear os autores: Antes de iniciar o item, é aconselhável que o aluno anote todas as informações referentes à obra bibliográfica pesquisada. Depois, separe um arquivo somente para essas informações e sempre identifique a página do seu trabalho que está utilizando a citação. Essas ações vão facilitar na ordenação e produção das referências.

Anote sempre as principais informações sobre o documento utilizado, como: autor, editora, cidade, ano, quantidade de páginas e a página que utilizou a citação. Se todas as informações não forem coletadas, corre-se o risco de esquecê-las e, assim, as citações podem ser vistas como um plágio.

Como fazer citações: Existem dois tipos de citação que podem ser utilizados, veja a descrição deles e os exemplos abaixo:
1 – A direta, que corresponde à transcrição integral de uma parte do texto pesquisado; que deve ser apresentada entre aspas (até três linhas), caso contrário, aparecerá recuada em 4cm da margem esquerda, utilizando-se tamanho de fonte 10, espaçamento simples e o alinhamento do texto justificado, seguida do sobrenome do autor, ano da publicação. Sendo necessário indicar o número da página de onde foi extraída a informação. Neste caso, a citação é antecedida e precedida por dois espaços simples.

2 – A citação indireta é a transcrição das ideias do autor consultado, usando suas palavras, ou seja, é uma paráfrase. Como a ideia continua é do autor e não sua, é necessário citar a fonte: dar crédito ao autor, sendo apenas desnecessário indicar o número da página do livro pesquisado. Essa é uma das citações que os orientadores mais curtem, pois possibilita que o aluno exponha seus conhecimentos a partir do conhecimento de um “mestre”, abrindo espaço para que o pesquisador aprenda com maior facilidade.

Fonte: Sobre Administração.

Categorias: Papo de Estudante

Tags:
Dr. Britto
Dr. Britto
dr.britto@yahoo.com.br
@drbritto

Criado pela Mais Estudo para ajudá-los a se dar bem no vestibular e na escolha da profissão. E não para por aí, dicas de bolsas de estudo de até 70% na Mais Estudo em mais de 60 faculdades e escolas parceiras.
Dr. Britto Acompanhe a Mais Estudo nas redes sociais.

A Mais Estudo oferece bolsas de estudo de até 70%. São mais de 40 instituições parceiras, somando mais de 1.000 cursos de graduação tradicional e de curta duração, pós e MBA, cursos técnicos, livres e de idiomas. Twitter Facebook Orkut

8 para “Como formatar seu TCC/Monografia”

  1. achei super interessante a monografia,ou melhor a maneira como deve ser feita,deveriam se possivel deixar de forma a ser copiada,muito bom,parabens e continuem assim,pois a mais estudo é mais alunos!

  2. Mezaque Lima disse:

    Olá Interessante o artigo! Muito bem trabalhado. Uma otima ferramenta para aqueles que estão fazendo o TCC e para os que irão fazer tbm. Como nosso amigo comentou seria maravilhoso se tivesse um pdf desse documento para virar um tipo de consulta.
    Parabéns equipe mais estudo. Muito bom o blog!

  3. Norma disse:

    Como todos sabem os salários dos professores é muito desvalorizado no Brasil. Mesmo com formação em universidades públicas de ponta (UFSCar e USP) e atuando com carga horária de 40h/semanais em faculdade particular tenho necessidade de complementar minha remuneração. Atuo como coordenador de estágios em cursos de Licenciatura, e sou responsável pela normatização de trabalhos de conclusão (TCC, monografia e artigo) de acordo com as normas da ABNT, entre elas a 14724, de abril de 2011. Ofereço meus serviços não para fazer seu trabalho, mas sim para padronizar segundo as regras. O valor é proporcional ao volume de páginas. Qualquer dúvida entre em contato por email

  4. Norma disse:

    o email é norma.prof01 e a conta é do hotmail.com

  5. Para contribuir indico para leitura:

    http://www.maismonografia.com.br/

    Boa Leitura!

  6. Monique disse:

    super completo, gostei.

  7. Aulio Antunes disse:

    Muito oportuno essas dicas, tenho no meu cronograma começar minga monografia de MBA em setembro, pois meu curso termina em maio do próximo ano.

Deixe um comentário