07
mai

Como procurar um emprego quando você ainda tem um?

Sr. Carreirapor
Sr. Carreira

Quando se está desempregado, você tem tempo para ir atrás de um emprego, mas seu orçamento está comprometido. E quando está empregado, você tem estabilidade financeira, mas não possui tempo para a procura. Caso esteja passando por uma dessas situações, temos uma boa notícia: você pode equilibrar a busca por um novo emprego com seu atual trabalho. Aqui estão algumas dicas.

Programe-se: Você não deve olhar anúncios de emprego enquanto está no seu trabalho. O ideal é que você encontre tempo para fazer isso após seu expediente e nos finais de semana. Talvez não seja fácil devido às responsabilidades familiares e pessoais, por isso é necessário programar-se. Tente separar uma ou duas horas por dia para se concentrar apenas na procura de um emprego. Você pode configurar alertas de emprego ou um feed RSS para verificar todas as posições de entrada que correspondem aos seus critérios, dessa forma suas ligações estão todas em um só lugar.

Faça planos: São muitos recursos para pouco tempo. Usando sites de recrutadores você pode ganhar tempo. As vagas encaminhadas a você serão aquelas que preenchem seu perfil e estão de acordo com os requisitos de você pré-determinou. Não esqueça que uma boa carta de apresentação junto com o currículo faz uma boa diferença na hora de se candidatar às vagas.

Use as ferramentas a sua disposição: Planilhas de acompanhamento do trabalho que foi realizado são grandes aliadas de quem está procurando emprego. Use-as para manter o controle de quantas vagas você já se candidatou, quantas entrevistas tem marcada e em quais agências recrutadoras você já se cadastrou. Isso te ajudará a manter a organização e se lembrar de detalhes que talvez sejam esquecidos.

Reserve tempo durante o dia: Provavelmente você irá precisar fazer entrevistas durante o dia e a maioria dos empregadores entendem que estar fora do escritório por muito tempo pode levantar suspeitas. Como você não deseja colocar seu atual trabalho em risco, será necessário agendar algumas entrevistas ou então realizá-las por telefone.

Use suas férias: Se você possui férias acumulada, use alguns dias para intensificar sua procura. Tente agendar mais de uma entrevista por dia e se reunir com grupos empresariais locais. Convide alguns contatos para um café e conversem sobre oportunidades de emprego.

Lembre-se: Tenha em mente que, por mais cansado que você esteja do atual emprego, não é preciso manter o ambiente tranquilo. Se seu chefe te pegar procurando emprego no escritório, provavelmente vai querer conversar sobre o assunto, então se ocupe na busca por um novo emprego durante os finais de semana e depois do expediente.

Fonte: Money.

Categorias: Carreira e Estágios

Tags: ,
Sr. Carreira
Sr. Carreira
srcarreira@yahoo.com.br
@srcarreira

Criado pela Mais Estudo para ajudá-los na trajetória profissional com dicas de carreira, mercado de trabalho e processo seletivo. Além de informações sobre as bolsas de estudo de até 70% da Mais Estudo em diversos cursos de pós-graduação e MBA.
Sr. Carreira Acompanhe a Mais Estudo nas redes sociais.

A Mais Estudo oferece bolsas de estudo de até 70%. São mais de 40 instituições parceiras, somando mais de 1.000 cursos de graduação tradicional e de curta duração, pós e MBA, cursos técnicos, livres e de idiomas. Twitter Facebook Orkut

Deixe um comentário