07
jun

Como surgiram as Festas Juninas?

MaisEstudopor
MaisEstudo

Todo o ano, quando chega junho e o comecinho do inverno, já nos preparamos para as festas juninas. Mesmo nas cidades onde a data nem é tão comemorada, todo mundo vai ou ao menos é convidado para uma festa de São João, como também são chamadas. Grande parte dos colégios, empresas e igrejas costuma organizar suas próprias quermesses. Mas de onde veio essa tradição?

A versão mais aceita pelos historiadores é de que a festa junina teve origem em países católicos da Europa e, portanto, seria uma homenagem ao santo São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina e foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial. O Brasil incorporou a tradição, misturou seus costumes à festa e hoje as comemorações representam parte da cultura brasileira. Confira algumas das comemorações juninas mais famosas do país:

FESTA JUNINA DE CAMPINA GRANDE:
A cidade paraibana ostenta com orgulho o título do “Maior São João do Mundo”. A Festa Junina na cidade acontece durante os 30 dias do mês de junho. As atrações típicas marcam presença em todas as edições: quadrilhas, tocadores de sanfona, trem do forró, o famoso Círio de São João e ainda shows nacionais como: Elba Ramalho, Zezé di Camargo e Luciano, Genival Lacerda, Aviões do Forró, e outros. Campina Grande possui uma estrutura megalomaníaca para receber o evento: o Parque do Povo, com 42 mil metros quadrados e 300 barracas de comidas e bebidas típicas como.

FESTA JUNINA DE CARUARU:
A 130 km do Recife, a cidade de Caruaru promove um dos maiores eventos de São João do Nordeste. A cultura local é exaltada através de elementos folclóricos como: Bandas de Pífanos, Apresentações de Mamulengo, As Quadrilhas, a Literatura de Cordel e muito arrasta pé ao som do tradicional Forró. Grandes nomes da música popular brasileira estão presentes na Festa Junina de Caruaru, como Zé Ramalho e Dominguinhos. Cerca de 2 milhões de pessoas visitam Caruaru nessa época do ano. As brincadeiras e comidas típicas encantam todos os visitantes, dos mais novos aos mais velhos.

FESTA JUNINA DE ARACAJÚ:
Durante todo o mês de junho o estado de Sergipe se envolve nas Festas Juninas. Bandeirinhas coloridas, apresentações folclóricas, forró-pé-de-serra, fogos de artifício, xote, xaxado e baião… É impossível ficar parado! O Arraiá do Povo toma conta das principais ruas da capital e invade bares, restaurantes e pousadas! As fogueiras esquentam o clima ainda mais e artistas nacionais animam as várias noites de festa.

SÃO JOÃO EM SALVADOR:
Salvador se destaca como uma das maiores Festas Juninas do Brasil. Não só de carnaval vive a Bahia! Quando o mês de junho chega as fogueiras tomam conta das ruas e as danças populares animam a moradores e visitantes. As comidas típicas da Bahia se fundem as tradicionais de São João criando pratos deliciosos: Aluá, Arroz Doce, Beiju, Bolo de Amendoim, Bolo de Fubá, Tapioca, Bombocado, Canjica, Caldo de Milho Verde, Curau, Cuscuz, Munguzá, Paçoca, Pamonha e o indispensável Quentão.

Categorias: Curiosidades

Tags:
MaisEstudo
MaisEstudo
comunicacao@maisestudo.com.br
@maisestudo

Além de oferecer bolsas de estudo em diversas instituições, Mais Estudo têm a missão de mantê-los informados sobre tudo o que rola de mais importante sobre carreira, estágio, redes sociais, tecnologia e últimas tendências da web. Por isso, não deixe de acompanhar a Mais Estudo nas redes sociais. Afinal, manter-se informado, hoje em dia, é um diferencial e tanto.
MaisEstudo Acompanhe a Mais Estudo nas redes sociais.

A Mais Estudo oferece bolsas de estudo de até 70%. São mais de 40 instituições parceiras, somando mais de 1.000 cursos de graduação tradicional e de curta duração, pós e MBA, cursos técnicos, livres e de idiomas. Twitter Facebook Orkut

29 para “Como surgiram as Festas Juninas?”

  1. Ana disse:

    quero saber como surgiu as “FESTAS JUNINAS” ?

  2. mara maysa disse:

    eu mara maysa silva barbosa a minha familia e uma familia silva barbosa ???

  3. Antonio disse:

    ao quero mais expricação sobre as festas juninas

  4. VIVIANE disse:

    NOSSA ESSE TEXTO NÃO FALA NADA SOBRE A FESTA JUNINA ESSE TEXTO É
    UMA PORCARIA UM LIXO QUERRIDAS VCS NÃO SABEM O QUE FALA
    AI QUE ORROR ODIEI NOSSA TCHAU PARA VCS SUAS INDIOTAS.!!!

  5. gilherme disse:

    orror?indiota kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    analfabetaa indiotas é vc um indio+idiota

  6. jubileu disse:

    q bosta festa junina é coisa de nub de fdp e ainda + d qen ñ sabe falr dela

  7. lucas disse:

    que raiva ñ tem nada

  8. brunna disse:

    nao tem nd nessa porcaria de site

  9. iTory.com disse:

    Nao gostamos!Os donos acrecentem mais coisas!

  10. LuanaCaroline disse:

    Esse site é uma porcaria porque não tem nada explicando sobre a festa junina se eles não sabem o que é festa junina não pública;.!

  11. ana disse:

    oi tb quero sabre como sugio as festas junina no basil

  12. aninha disse:

    amei esse site quem nao gostou e muito dismiolada

  13. JOAO VITOR disse:

    QUERO SABER O PERIOUDO QUE INICIOU A FESTA JUNINA?

  14. JOAO VITOR disse:

    QUERO SABER O PERIOUDO QUE INICIOU A FESTA JUNINA?

Deixe um comentário