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Os maiores erros de comunicação cometidos no trabalho

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Sr. Carreira

Todo mundo sabe que o escritório pode ser um campo minado de mensagens e interpretações erradas. A maioria das pessoas pensa que faz um ótimo trabalho de comunicação, mas reclama que seus colegas são ruins nesse aspecto: seu chefe nunca compartilha informação suficiente; sua gerente faz milhares de ordens sem fornecer orientação; o pessoal de vendas envia diversos e-mails ao invés de fazer apenas uma ligação…

A verdade é que todos nós podemos melhorar nossa eficácia no trabalho ao nos tornarmos melhores comunicadores. E apesar de a comunicação efetiva ser uma arte e ciência, ela pode ser ensinada e aprendida. Aqui estão alguns dos erros mais comuns que cometemos no trabalho e como consertá-los.


Não pedimos ajuda de um jeito muito inteligente
Ninguém sabe de tudo. Em algum ponto, todos precisam de ajuda em algum projeto ou tarefa. Mas nosso medo de parecer impotentes ou desinformados muitas vezes nos impede de obter a ajuda que precisamos. Pedir ajuda de uma maneira inteligente, no entanto, mostra sua atenção e bom-senso.

Se lhe for dada uma atribuição que você não sabe fazer, pergunte ao seu chefe se ele não tem nenhum bom exemplo para você dar uma olhada ou a indicação de alguém que possa ajudá-lo. O objetivo é alcançar o sucesso conseguindo os recursos e a orientação que você precisa para seguir em frente. Se não houver nenhum desses apoios, então coloque suas ideias iniciais no papel e volte para o seu gerente com um primeiro rascunho ou esboço. Deixe o seu gestor se envolver no projeto desde o início e tenha certeza do embasamento de sua abordagem antes de ir para o caminho errado. Você vai evitar muita energia e tempo desperdiçados ao se certificar que seu chefe está na mesma sintonia que a sua.

Não comunicamos nossas expectativas claramente
Como seus funcionários poderão alcançar – e até superar – suas expectativas se eles não souberem quais são elas? A maneira mais rápida e fácil de consertar esse tipo de falha é começar a dizer as pessoas o que você quer e para quando você quer. E se você for o subordinado, faça as questões centrais para ter certeza de que sabe o que está sendo esperado de você.

Escondemos-nos atrás do e-mail quando temos problemas
Quando você tem um problema no trabalho, nada de bom pode vir ao expressar uma reclamação online ou discutindo um ponto de vista via e-mail. Você raramente (ou nunca) alcançará seus objetivos sem colocá-los offline e discuti-los pessoalmente.  O teor e o tom são perdidos no e-mail e as pessoas têm uma grande predisposição de interpretar mal as informações que não possuem um contexto adicional.

Quando algo estiver errado, você deve se levantar da sua cadeira e ir até o escritório do seu chefe levantar a questão ou até mesmo pegar o telefone e ter uma conversa séria. Assim, você poderá explicar sua posição e dar ao seu colega a chance de se expressar também. A comunicação que vai e volta é o que resolve os problemas, e não uma mensagem de mão única que faz com que as pessoas tenham que ler as entrelinhas ou adivinhar o seu verdadeiro significado.

Não somos coesos
Todos nós temos pouco tempo hoje em dia e somos solicitados a fazer mais com menos recursos. Então, quando tiver que dar um retorno a sua equipe ou atualizar seu chefe, tenha certeza de estar pensando à frente da sua mensagem e adiantando o assunto já na introdução (ou título) dela. Não faça as pessoas escutarem ou lerem algo por cinco minutos sendo que elas poderiam ter obtido todas as informações que precisavam na metade do tempo. Pergunte a você mesmo o que é novo, diferente ou importante sobre a informação que está compartilhando e comece com isso.

Deixamos de focar o depois
As melhores conversas que temos são aquelas que nos leva a outra conversa. Quando você desligar o telefone ou sair do escritório do seu chefe, mantenha-o informado sobre as etapas seguintes. Ofereça-se para mantê-lo à par dos processos a seguir ou prometa informar-lhe sobre uma mudança na situação ou projeto. Deixe seu chefe saber que você tomou conta de tudo, enviando um relatório ou perguntando se há mais alguma coisa que você possa fazer.

Fonte: Portfolio.

Categorias: Carreira e Estágios

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