26
out

Deixar o emprego para fazer estágio, vale a pena?

Sr. Carreirapor
Sr. Carreira

Muitos jovens começam a trabalhar bem cedo, algumas vezes antes mesmo dos 16 anos. Uns precisam ajudar a família, outros querem juntar dinheiro para continuar os estudos. O fato é que quando esses jovens entram na faculdade surge a dúvida: devo largar meu emprego e procurar um estágio?

Nós acreditamos que, na maioria dos casos, sim! Geralmente, os empregos conquistados antes dos 18 anos estão relacionados a trabalhos mais mecânicos, como de atendente, vendedor ou assistente, que não exigem uma formação superior.

Quando o estudante já está atuando na área em que pretende se formar, não vale a pena deixar seu emprego, a não ser que a faculdade exija horas de estágio. No entanto, quando o emprego não tem nada a ver com o curso o jovem deve pensar bem na possibilidade de ir para um estágio.

Ao entrar em uma universidade o aluno precisa estar em contato com a prática de sua profissão. Só esse contato poderá mostrar como funciona a rotina daquela área e dar a base necessária para que o jovem possa se destacar no mercado de trabalho.

O estágio tem menos benefícios que o emprego de carteira assinada, como ausência de 13º salário e duração máxima de dois anos. No entanto, o estagiário tem direito a férias e a trabalhar meio período em época de provas, o que é essencial para o aluno, já que a faculdade deve ser a prioridade.

O estágio é a oportunidade do estudante colocar na prática as teorias aprendidas em sala de aula, descobrir seu potencial e confirmar se aquela é realmente a profissão certa. Vale a pena ganhar um pouco menos durante algum tempo, mas em troca adquirir conhecimento.

Agora, se o aluno conseguir um emprego de carteira assinada na área em que pretende atuar, então deve comemorar e aproveitar muito a oportunidade!

Categorias: Carreira e Estágios

Sr. Carreira
Sr. Carreira
srcarreira@yahoo.com.br
@srcarreira

Criado pela Mais Estudo para ajudá-los na trajetória profissional com dicas de carreira, mercado de trabalho e processo seletivo. Além de informações sobre as bolsas de estudo de até 70% da Mais Estudo em diversos cursos de pós-graduação e MBA.
Sr. Carreira Acompanhe a Mais Estudo nas redes sociais.

A Mais Estudo oferece bolsas de estudo de até 70%. São mais de 40 instituições parceiras, somando mais de 1.000 cursos de graduação tradicional e de curta duração, pós e MBA, cursos técnicos, livres e de idiomas. Twitter Facebook Orkut

7 para “Deixar o emprego para fazer estágio, vale a pena?”

  1. domelhor.net disse:

    Deixar o emprego para fazer estgio, vale a pena?…

    Muitos jovens comeam a trabalhar bem cedo, algumas vezes antes mesmo dos 16 anos. Uns precisam ajudar a famlia, outros querem juntar dinheiro para continuar os estudos. O fato que quando esses jovens entram na faculdade surge a dvida: devo largar meu …

  2. daniel disse:

    bom, legal o tema, o que que ferve a cabeça………., trabalho numa empresa, ganho 1000+690 de vale e todos beneficios, e consegui passar para uma vaga de estagio, boaa, mas eu queria continuar trabalhando á noite, estagiar de dia e estudar á noite, mas não deixaram, pois precisa fechar a carteira pra outra empresa se eu quiser estagiar, para um salário de 1000 tbm, mas sem o o vale transporte que eu ganho hj, e ai ferrou, terei de abrir mão de tudo para estagiar, já até abri mãe de uma vaga que estava concorrendo para técnico de automação….a gente fica louco pensando néh…mas precisamos tentar até o fim….estudo engenharia de controle e automação…e vou estagiar na área de engenharia mesmo….
    abraço

  3. marcos disse:

    emprego vale como hora de estágio??

  4. Ericka disse:

    Olha, traalho numa sorveteria ha uns quase 3 meses. ontem reecebi uma ligacao da prefeitura dizendo q saiu uma vaga pra eu estagiar no conselho tutelar. Tenho 16 anos. Na sorveteria trabalho 8h, seg a seg, uma folga por semana e recebo 610 bruto, pq minha carteira nao eh assinada, e no estagio eh 370 + vale transporte, seg a sex, 4h. O q devo fazer ?

  5. josevaldo francisco da silva disse:

    estou muito confuso, pois trabalho nos correios do recife em uma empresa terceirizada de impressão com sede em brasilia. faço serviço social e já estou quase concluindo o curso. dúvida: consegui um estágio remunerado na minha área mas devo largar meu emprego que gosto muito, para fazer o estágio. preciso do emprego mas quero fazer minha faculdade. o que fasso? já pensei em fechar a faculdade, pois sem o estágio tanto curricular como o remunerado que consegui não posso me formar. me ajudem por favor, um forte abraço.

  6. Natalia disse:

    Estou trabalhando em uma empresa com carteira assinada, mas não estou satisfeita a onde estou. E consegui um estagio a pouco tempo, e é na área que estudo.Mas a duração é de um ano e ganha menos (mas da para paga a faculdade). Será que vale a pena?

Deixe um comentário