28
set

Entenda a função de cada candidato dessas eleições

MaisEstudopor
MaisEstudo

A cada quatro anos, todos os brasileiros entre 18 e 70 anos devem votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Muitos jovens vão votar pela primeira vez esse ano e provavelmente têm muitas dúvidas sobre como escolher o melhor candidato. Primeiro, para fazer uma boa escolha, é preciso entender as funções de cada cargo, para depois poder pesquisar o passado de cada político.

Para ajudar vocês nós tentamos explicar aqui de forma simples o que faz cada um deles:

Presidente
O Presidente da República é o chefe de Estado e de governo da República Federativa do Brasil. Cabe ao presidente nomear os ministros de Estado sem necessidade de aprovação do parlamento. O mandato do presidente é de quatro anos e ele só pode ser reeleito uma única vez. Seguem outras funções do presidente:
- manter relações com outros países;
- celebrar tratados, convenções e atos internacionais;
- declarar guerra;
- celebrar a paz;
- decretar o estado de sítio e o estado de defesa;
- decretar e executar a intervenção federal;
- sancionar leis.

Governador
O governador é o representante maior de um Estado. Cabe a ele nomear e exonerar os secretários de Estado, tomar decisões sobre obras, projetos e programas vinculados ao governo estadual, sancionar ou proibir projetos de leis aprovados pela Assembleia Legislativa e prestar contas de cada prática à Assembleia. O governador ainda nomeia os magistrados do Tribunal de Justiça, comanda a Polícia Militar, presta informações pedidas pelos deputados sobre a administração, faz a expedição de regulamentos e decretos e manda projetos de lei para análise de Deputados Estaduais. O mandato é de quatro anos.

Deputado Estadual
O deputado estadual é o representante do povo na Assembléia Legislativa de seus Estados. Cabe ao deputado estadual o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis estaduais, podendo propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis. O mandato dos deputados estaduais é também de quatro anos, podendo concorrer a sucessivas reeleições sem limite de vezes.

Senador
O senador é o representante dos Estados e do Distrito Federal. O Senado tem a prerrogativa de ser um mecanismo de controle. Ele é o freio e contrapeso tanto em relação ao Executivo quanto em relação ao Judiciário. O trabalho de um senador é o de atuar no Poder Legislativo criando e alterando leis de âmbito federal, e também de fiscalizar as ações e gastos do Executivo. Cabe ao Senado as tarefas de aprovar as dívidas dos Estados e dar a decisão final quanto a acordos internacionais a serem firmados pelo governo. O mandato de um senador é de oito anos.
Por que nestas eleições iremos votar em dois senadores?
Porque o Senado Federal é renovado alternadamente, um terço e depois dois terços. Nestas eleições serão dois senadores e nas eleições de 2014 será apenas um senador, e assim por diante.

Deputado Federal
O deputado federal exerce as mesmas funções do deputado estadual, mas a âmbito federal. Ou seja, cabe ao deputado federal o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis federais, podendo propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis. O mandato dos deputados federais é de quatro anos também.

Agora que você entendeu cada cargo direitinho, é preciso escolher seus candidatos. Pesquise bastante sobre o passado político de cada um deles e leia sobre suas propostas e ideias para o mandato. Separamos alguns sites que podem ajudar na sua pesquisa: Sem Sujeira, Questão Pública e Ficha Limpa.

Categorias: Curiosidades

Tags:
MaisEstudo
MaisEstudo
comunicacao@maisestudo.com.br
@maisestudo

Além de oferecer bolsas de estudo em diversas instituições, Mais Estudo têm a missão de mantê-los informados sobre tudo o que rola de mais importante sobre carreira, estágio, redes sociais, tecnologia e últimas tendências da web. Por isso, não deixe de acompanhar a Mais Estudo nas redes sociais. Afinal, manter-se informado, hoje em dia, é um diferencial e tanto.
MaisEstudo Acompanhe a Mais Estudo nas redes sociais.

A Mais Estudo oferece bolsas de estudo de até 70%. São mais de 40 instituições parceiras, somando mais de 1.000 cursos de graduação tradicional e de curta duração, pós e MBA, cursos técnicos, livres e de idiomas. Twitter Facebook Orkut

6 para “Entenda a função de cada candidato dessas eleições”

  1. domelhor.net disse:

    Entenda a funo de cada candidato dessas eleies…

    Nesse domingo, dia 3, todos os brasileiros entre 18 e 70 anos devero votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Muitos jovens vo votar pela primeira vez esse ano e provavelmente tm muitas dvidas sobre como escolhe…

  2. Queeria saber de quantos em quantos anos tem eleiçoes

  3. MaisEstudo disse:

    Olá Maria.

    As eleições do Brasil ocorre a cada dois anos. Com exceção do cargo de senador, que tem mandatos com duração de oito anos, os demais cargos eletivos tem mandatos de quatro anos. Como as eleições ocorrem a cada dois anos, os cargos eletivos são disputados em dois grupos:

    - Eleições federais e estaduais: Presidente da República, Senador, Deputado Federal, Governador e Deputado Estadual.
    - Eleições municipais: para os cargos de Prefeito e Vereadores.

    Abs
    Equipe Mais Estudo.

  4. steffany disse:

    voce sabe qual é a periodicidade dessas eleições no brasil

  5. Rodrigo disse:

    Muito bom.. bem explicado.. vlw!

  6. Rodrigo disse:

    Alias, faltou dizer o papel do Prefeito, Vereador e presidente de bairro rs..

Deixe um comentário