11
nov

Os 10 idiomas mais falados no mundo

MaisEstudopor
MaisEstudo

O inglês pode ser considerado o idioma universal, mas está longe de ser maioria. No mundo globalizado atual, algumas línguas estão crescendo e prometem ser cada vez mais importantes para a política e economia mundial. O Brasil também promete, mas o nosso português ainda está bem atrás e ocupa a 7ª posição no ranking dos idiomas mais falados no mundo. Confira a lista!


1 – Mandarim
Mandarim é o nome dado a uma categoria de dialetos chineses, falados por toda a maior parte do norte e do sudoeste da China. Quando é considerado um idioma separado, como frequentemente é feito pela literatura acadêmica, o mandarim possui mais falantes do que qualquer outra língua. Ao todo 1 bilhão e 200 milhões de pessoas tem o Mandarim como sua língua materna em todo o mundo.

2 – Inglês
O inglês é uma língua germânica ocidental que se desenvolveu no sul da Grã-Bretanha durante a Idade Média. Como resultado da influência militar, econômica, científica, política e cultural do Império Britânico, durante os séculos XVIII, XIX e início do XX, e dos Estados Unidos desde meados do século XX, o inglês tornou-se a língua franca, em muitas partes do mundo. Ele é usado extensivamente como segunda língua e como língua oficial em países da Commonwealth e muitas organizações internacionais. O inglês é o idioma principal de 510 milhões de pessoas.

3 – Hindu
O hindu ou hindi é uma língua indo-ariana, derivada do sânscrito e falada por 70% dos indianos, principalmente no norte, centro e oeste da Índia. É parte de uma continuidade dialetal da família indo-ariana. Antes da partição do subcontinente indiano em 1947, a região englobando os atuais Paquistão e Índia era conhecida como Hindustão. Tanto o hindi como o Urdu evoluíram do hindustâni, a língua franca do subcontinente. Ao todo 490 milhões  falam essa língua.

4 – Espanhol
Espanhol ou castelhano é uma língua românica do grupo Ibero-Românico que se originou no norte da atual Espanha. O idioma foi levado especialmente para as Américas, África e Ásia-Pacífico com a expansão do Império Espanhol entre os séculos XV e XIX. Atualmente, 425 milhões de pessoas falam espanhol como idioma nativo, sendo o México o território que contém a maior população de falantes de espanhol. O espanhol é uma das seis línguas oficiais das Nações Unidas.

5 – Árabe
O árabe é uma língua semita central, parente próximo do hebraico e das línguas neo-aramaicas. A língua árabe tem mais falantes do que qualquer outro idioma na família linguística semita, sendo falado por mais de 255 milhões de pessoas como língua materna, a maior parte deles no Oriente Médio e Norte da África. É o idioma oficial de 22 países, e é a língua litúrgica do islamismo por ser o idioma no qual o Corão, o livro sagrado islâmico, foi escrito.

6 – Russo
O russo é uma língua eslava falada como língua materna na Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, Cazaquistão e Quirguistão, e utilizada amplamente, embora sem caráter oficial, na Letônia, Estônia e nos diversos outros países que formavam as repúblicas constituintes da União Soviética. O que soma 254 milhões de pessoas. O russo é o idioma mais falado das línguas eslavas e a língua materna mais falada na Europa, pertence à família linguística indo-europeia, e é atualmente uma das seis línguas oficiais da Organização das Nações Unidas.

7 – Português
A língua portuguesa é uma língua românica flexiva desenvolvida a partir do galego-português que era falado no Reino da Galiza, durante a Idade Média. É uma das línguas oficiais da União Europeia, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos Países Lusófonos. Com cerca de 218 milhõrd de falantes, o português é a sétima língua mais falada no mundo e a mais falada no hemisfério sul da Terra, e claro, é a língua materna do nosso país.

8 – Bengalês
O bengali ou bangla, também conhecido como bengalês, é a língua indo-ariana falada pelas populações de Bangladesh e pelo estado indiano vizinho de Bengala Ocidental. Há também comunidades significativas de falantes de bengali em Assam (outro estado indiano também vizinho a Bengala Ocidental e Bangladesh), além de populações imigrantes no Ocidente e no Oriente Médio. No total, cerca de 215 milhões de pessoas tem como idioma nativo o bengalês.

9 – Malaio
O malaio é uma língua austronésia falada por 175 milhões de pessoas, sendo malaios e outros grupos étnicos que habitam a península Malaia, o sul da Tailândia, as Filipinas, Cingapura, o centro-leste da ilha de Sumatra, as ilhas Riau e partes do litoral de Bornéu. É a língua oficial da Malásia, do Brunei e de Cingapura. Na Indonésia (e em Timor-Leste) o idioma é chamado formalmente de Bahasa Indonesia, que pode ser traduzido como “língua indonésia”.

10 – Francês
O francês é uma língua românica com cerca de 130 milhões de falantes nativos no mundo. Além do mais, cerca de 200 milhões de pessoas aprendem francês como língua estrangeira, o que faz dela a segunda língua mais ensinada no mundo. A maioria dos falantes nativos vive na França, o resto vive essencialmente no Canadá, em particular, na província do Quebec, com minorias nas províncias atlânticas, em Ontário, e pelo resto do Canadá, assim como na Bélgica, na Suíça, em Mônaco, em Luxemburgo e no estado americano da Luisiana. A maioria dos que falam francês como segunda língua vive na África francófona, cujo número excede, pode-se argumentar, o de falantes nativos.

Fonte: Livro Os 10 Mais.

Categorias: Top 10

Tags:
MaisEstudo
MaisEstudo
comunicacao@maisestudo.com.br
@maisestudo

Além de oferecer bolsas de estudo em diversas instituições, Mais Estudo têm a missão de mantê-los informados sobre tudo o que rola de mais importante sobre carreira, estágio, redes sociais, tecnologia e últimas tendências da web. Por isso, não deixe de acompanhar a Mais Estudo nas redes sociais. Afinal, manter-se informado, hoje em dia, é um diferencial e tanto.
MaisEstudo Acompanhe a Mais Estudo nas redes sociais.

A Mais Estudo oferece bolsas de estudo de até 70%. São mais de 40 instituições parceiras, somando mais de 1.000 cursos de graduação tradicional e de curta duração, pós e MBA, cursos técnicos, livres e de idiomas. Twitter Facebook Orkut

2 para “Os 10 idiomas mais falados no mundo”

  1. MARIA DA PAIXÃO ALVES disse:

    Tenho interesse em estudar Inglês.

    Passe-me um orçamento por favor.

    Grata;

Deixe um comentário