30
ago

Livros clássicos que viraram filmes

MaisEstudopor
MaisEstudo

Sabe aqueles livros que você é obrigado a ler no colégio ou para o vestibular? E que geralmente todo mundo acha super chato? Pois é, muitos deles viraram filmes e são uma boa opção para quem não conseguiu ler os livros. Depois de assistir ao filme as chances de se interessar pela história são maiores e muita gente se empolga e fica com vontade de ler a obra.

Mesmo se você continuar não gostando da história, tudo bem, pelo menos com o filme você vai saber do que se trata e pode entender melhor aquela matéria da escola ou acertar uma questão no vestibular. Para ajudar vocês nós selecionamos alguns livros clássicos que foram para o cinema.

Memórias Póstumas de Brás Cubas: O livro de Machado de Assis é narrado por um homem que já morreu. O protagonista, Brás Cubas, conta sua história de vida e é repleto de ironias e sarcasmos. O diretor André Klotzel transformou a história em filme em 2001. Marcos Caruso, Sonia Braga e Reginaldo Faria (imagem acima) fazem parte do elenco.

O Primo Basílio: O livro de Eça de Queiroz conta a história de uma jovem casada que se apaixona por seu primo, mas acaba sendo chantageada pela governanta que descobre o caso dos dois. A obra virou filme em 2007 com direção de Daniel Filho e um elenco de primeira: Fábio Assunção, Débora Falabella, Reynaldo Gianecchini e Glória Pires.

Dom Casmurro: O clássico escrito por Machado de Assis conta a história de uma rapaz, o Bentinho, que se apaixona ainda criança por sua amiga Capitu. Ele se casa com ela, mas o seu ciúmes e a constante dúvida sobre a fidelidade de Capitu os afastam cada vez mais. O livro foi uma das obras brasileiras mais traduzidas para outros idiomas e virou filme em 2003. Dirigido por Moacyr Góes e estrelado por Marcos Palmeira, Bruno Garcia e Maria Fernanda Cândido, o filme reconta a história de uma perspectiva nova.

O Guarani: A obra de José de Alencar, uma das mais importantes da literatura brasileira, conta a história dos índios  e suas lutas com os portugueses. No livro o autor transforma o índio Peri em um verdadeiro herói brasileiro e narra seu romance com Ceci, filha dos nobres portugueses. O livro gerou sete versões de filmes no cinema. A última, lançada em 1996, tem autores como Marcio Garcia, José de Abreu e Glória Pires.

Macunaíma: A obra de Mário de Andrade é considerada um dos grandes romances do modernismo brasileiro. É a história de um índio sem caráter, considerado o anti-herói, que sai de suas terras e vai conhecer a cidade grande de São Paulo onde vive várias aventuras. Em 1969, o livro virou uma comédia nos cinemas com direção de Joaquim Pedro de Andrade.

Morte e Vida Severina: O livro, escrito por João Cabral de Melo Neto, narra a trajetória de um migrante nordestino que sai de sua cidade rumo ao litoral em busca uma vida melhor. O narrador é o próprio protagonista, o homem simples chamado Severino. A história foi transformada em filme em 1977 e dirigido por Zelito Viana. Stênio Garcia e Elba Ramalho fizeram parte do elenco.

Categorias: Papo de Estudante

Tags: ,
MaisEstudo
MaisEstudo
comunicacao@maisestudo.com.br
@maisestudo

Além de oferecer bolsas de estudo em diversas instituições, Mais Estudo têm a missão de mantê-los informados sobre tudo o que rola de mais importante sobre carreira, estágio, redes sociais, tecnologia e últimas tendências da web. Por isso, não deixe de acompanhar a Mais Estudo nas redes sociais. Afinal, manter-se informado, hoje em dia, é um diferencial e tanto.
MaisEstudo Acompanhe a Mais Estudo nas redes sociais.

A Mais Estudo oferece bolsas de estudo de até 70%. São mais de 40 instituições parceiras, somando mais de 1.000 cursos de graduação tradicional e de curta duração, pós e MBA, cursos técnicos, livres e de idiomas. Twitter Facebook Orkut

14 para “Livros clássicos que viraram filmes”

  1. Nathalia disse:

    POOOOOOOOOOOOOXAAAAAAAAAAA!
    Vocês são raros! São DE-MAIS!
    Sempre quis achar filmes assim pra poder ver… AAHHH

    Vou baixar TODOS quando chegar em casa…
    Pena que eu esteja no trabalho agora! hihihihi

    Thank you VERY VERY much! *-*

  2. Vinícius disse:

    Olá, pessoal!!

    Estão ótimos todos os filmes, mas eu complemento esses grandes clássicos com o Vidas Secas do Graciliano Ramos, que também virou filme, não consegui assitir o filme ainda mas a obra é muito marcante e realista.

    Fica a dica!

  3. Silas Sabino disse:

    It’s a Wonder!!!
    Extremamente útil. Eu re-Recomendo! Já estou baixando…

  4. Marcelo disse:

    Um excelente livro grátis está disponível no blog:

    http://www.astabuasdenippur.blogspot.com/

    Vale a pena conferir…

  5. Ens disse:

    Eu li Dom Casmurro e to lendo Primo Basilio.
    A versão da globo de Dom Casmurro é incrivel.
    vou ver o filme também.

    Sabia que tinha o filme do Primo Basilio, mas é bom achar ele aqui.

  6. Alexia disse:

    Que post legal!
    Adorei!

  7. João disse:

    Outra adaptação boa literária para o cinema brasileiro foi O Cortiço, lançao em 1978 e dirigido por Francisco Ramalho Jr.

    Em tempo, o link para o filme Morte e Vida Severina só se encontra a trilha sonora (ótima, por sinal). É possível disponibilizar outro link para baixar esse filme?

    Parabéns pelo blog.
    João

  8. Maria Andreyna da Silva disse:

    Eu adorei o livro Dom Casmurro!

  9. Ronaldo disse:

    Caro senhor,
    Gostaria de receber por e-mail o link do filme “Morte e Vida Severina” e “Vidas Secas”.
    Muito obrigado.
    Ronaldo
    sucesso_ilimitado@hotmail.com

  10. baixar filmes disse:

    Interessante ver que o msm acontece com o cinema nacional! otimo post

Deixe um comentário