11
ago

O que é “meme”?

Garota Geekpor
Garota Geek

Já  “trollaram você no Facebook? Chamaram você de “#ForeverAlone” no Twitter? Memes e mais “memes”: só vemos eles nas redes sociais e blogs alheios. Eles estão dominando – ou já dominaram – a internet sendo impossível deixar de ver um pela web. Pensando nisso, vamos explicar o que é um meme e de onde eles  podem surgir.

Eles podem ser uma imagem (como as “Rages Faces” acima), uma gíria ou bordão (“Senta lá, Claúdia” ou “Fica, vai ter bolo”), um vídeo (como as paródias do clipe “A banda mais bonita da cidade”), entre outros. Um meme não é um viral – qualquer coisa que se espalha na internet – , mas algo que além de se espalhar, ganha versões e pode ter seu significado alterado. Por exemplo, no vídeo “Sou Foda”, a versão original é um viral, mas tudo que derivou dele é meme. Além de ter várias versões, o cantor se tornou uma webceleb e originou até um selo “Sou foda” de qualidade.

Mas ainda fica na cabeça: como eles se espalham? Confira algumas possibilidades:

Twitter: O microblog é um ambiente propício para isso. É fácil espalhar as coisas na rede social e as pessoas aderem a qualquer coisa. Por isso que o #memeday (13 de maio) nasceu no Twitter.
Blogs: A blogosfera é o principal canal de divulgação dos memes. Existem vários blogueiros que fizeram vários deles, como o #ForeverAlone,  chegar ao grande público brasileiro.
Reddit e outros sites: O site estrangeiro Reddit, que coloca em evidência toda o que bomba na internet, também ajudou a espalhar alguns memes como o FFFFFFFUUU, em janeiro de 2009.

Conheça alguns memes:
Forever Alone ( sozinho para sempre )
É o meme mais triste da internet e tido como “loser” (perdedor). Ele é usado em situações em que o personagem é solitário e não tem muitos amigos ou nenhum amigo.

Trollface
Ele prega peça e tira sarro de todos, conhecido pela arte da “trollagem”. É o personagem mais esperto e que quer sempre tirar vantagem dos outros.

LOL
Ele está sempre alegre e rindo.  LOL é uma sigla em inglês (Laughing Out Loud), ou seja, rindo muito, descontroladamente e alto, geralmente por alguma bobagem.

A cultura da internet é uma das coisas mais criativas da atualidade e o meme é uma de suas expressões mais fortes. Existem marcas que já estão se apropriando do tema para se relacionar com o público jovem, maioria dos “memefoliões” do Brasil. Muito mais do que isso, podemos perceber que a internet está viralizando sua cultura no dia-a-dia dos jovens. Eu não faço ideia de onde tudo isso vai, se é “modinha” ou não. O que nos resta é acompanhar e ver no que dá. Enquanto isso, manterei vocês atualizados sobre tudo o que rola na web.

Fonte: YouPix.

Categorias: Internet e Tecnologia

Garota Geek
Garota Geek
garota.geek@yahoo.com.br
@garota_geek

Perfil criado pela Mais Estudo para mantê-los atualizados sobre tudo o que rola no mundo tecnológico. E não para por aí, geek também se preocupa com a carreira, por isso a Mais Estudo oferece bolsas de estudo de até 70% em diversos cursos na área de tecnologia.
Garota Geek Acompanhe a Mais Estudo nas redes sociais.

A Mais Estudo oferece bolsas de estudo de até 70%. São mais de 40 instituições parceiras, somando mais de 1.000 cursos de graduação tradicional e de curta duração, pós e MBA, cursos técnicos, livres e de idiomas. Twitter Facebook Orkut

10 para “O que é “meme”?”

  1. domelhor.net disse:

    O que meme?…

    J trollaram voc no Facebook ? Chamaram voc de #ForeverAlone no Twitter? Memes, memes, s vemos eles nas redes sociais e blogs alheios. Eles esto dominando ( ou j dominaram) a internet, impossvel deixar de ver um pela web. Pensando nisso, vamos explicar …

  2. Wellington disse:

    para quem não conhece os memes…. da uma olha no site:
    http://www.leninja.com.br

    abraços

  3. [...] *Para você que não sabe o que são os memes, clique aqui. [...]

  4. Para quem se interessa pelo assunto aqui tem duas ótimas palestras do TED sobre memética:

    http://www.caldinas.com.br/2011/05/curso-referencias-sobre-memes-e.html

    Recomendo fortemente!

  5. [...] Então visitem YouPix, ou Bolg Mais Estudo.  [...]

  6. camisetas 10 disse:

    kkkkk boa….LOL… seguindooo e indicandooo

    dica

    #Camisetas-Memes

    <@:-)

  7. sarah maarley disse:

    Adooorooo esses memess

  8. esses caras sao muitos engraçados!!!!!!!!!<3

Deixe um comentário