11
jan

Saiba o que faz um técnico em Segurança do Trabalho

Sr. Carreirapor
Sr. Carreira

Já falamos aqui no blog sobre as vantagens de fazer um curso técnico. Agora vamos falar um pouco mais sobre esses profissionais. Na nossa sessão Guia de Profissões abordaremos também as profissões técnicas. Para começar, vamos explicar melhor o que faz um técnico em Segurança do Trabalho, que é um dos cursos técnicos mais procurados atualmente.

Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas elaboradas com o objetivo de prevenir e minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Essas medidas devem também prever a proteção da integridade e da capacidade física do trabalhador.

O técnico em Segurança do Trabalho é o responsável por supervisionar a aplicação dessas medidas nas atividades de uma empresa ou indústria, para garantir condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os riscos de acidentes de trabalho.

O estudante desse curso terá aulas de: Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Gerência de Riscos, entre outras.

Depois de formado, esse profissional tem um vasto campo de atuação, podendo trabalhar em qualquer instituição onde houver trabalhadores. O técnico pode atuar em indústrias e empresas de pequeno, médio e grande porte, em fábricas, construção civil, escolas, hospitais, mineradoras, instituições públicas e privadas, etc. O recém-formado nesse curso costuma ganhar em média R$ 2.000,00 em seu primeiro emprego.

As principais funções do Técnico em Segurança do Trabalho são:

- Inspecionar locais, instalações e equipamentos da empresa, observando as condições de trabalho, para determinar fatores e riscos de acidentes;

- Estabelecer normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações;

- Elaborar relatórios para propor reparação ou renovação das medidas de segurança;

- Investigar acidentes ocorridos para identificar suas causas e propor as providências cabíveis;

- Orientar os funcionários da empresa sobre normas de segurança e demais medidas de prevenção de acidentes;

Onde estudar:

Hoje, há um grande número instituições onde se pode fazer um curso técnico. Entre elas, está a Escola de Saúde e Administração (ESSA), que oferece seis opções de cursos técnicos, incluindo o de Segurança do Trabalho. Com a Mais Estudo é possível obter até 20% de desconto nas mensalidades dos cursos da ESSA. Para saber mais, acesse nosso site: www.MaisEstudo.com.br.

Categorias: Guia de Profissões

Sr. Carreira
Sr. Carreira
srcarreira@yahoo.com.br
@srcarreira

Criado pela Mais Estudo para ajudá-los na trajetória profissional com dicas de carreira, mercado de trabalho e processo seletivo. Além de informações sobre as bolsas de estudo de até 70% da Mais Estudo em diversos cursos de pós-graduação e MBA.
Sr. Carreira Acompanhe a Mais Estudo nas redes sociais.

A Mais Estudo oferece bolsas de estudo de até 70%. São mais de 40 instituições parceiras, somando mais de 1.000 cursos de graduação tradicional e de curta duração, pós e MBA, cursos técnicos, livres e de idiomas. Twitter Facebook Orkut

206 para “Saiba o que faz um técnico em Segurança do Trabalho”

  1. Renata da Silva disse:

    O formado no curso tecnico em segurança do trabalho onde atuar o seu serviço sastifaz a área onde estiver trabalhando.Certamente forma sobre o local uma grande cobertura de seguança.

    • Marcelo disse:

      é eu sou muito indeciso,ja estou com 23 anos e ainda estou procurando o que fazer,porém este curso de SEGURANÇA DO TRABALHO PARECE BEM LEGAL,acho q vou fazer ele msm.

      OBRIGADO PELAS DICAS GALERA,FIQUEM COM DEUS!

      • val disse:

        ola marcelo faco esse curso e eh muito legal ..por issso indico a faze lo e n fk na duvida pq o tempo passa viu ///se tivese fazendo vc ja teria se formado au inves de ta em duvidas ..bj e fk com \Deus

        • Jorge disse:

          A profissão de técnico em segurança do trabalho e boa dependendo da empresa em que a pessoa entra.Existem empresas que querem investir na segurança da muita autonomia para o técnico condições de trabalho,exemplo(multinacionais,vale,Petrobras).Mais a maioria te contrata somente para inglês vê,você vai ganhar pouco não vão te dar condições vai ficar jogado na empresa sendo humilhado por estar de pês e mãos atadas,e ainda tem um porem,você fica sendo responsável por toda empresa,se acontece um acidente e um trabalhador vai a morte a empresa joga para cima do técnico,que alem de ganhar mal vai ter que pagar advogado de processo,a corda arrebenta para o lado mais fraco.
          Mais se realmente a pessoa for entrar seja corajoso,não tenha medo de parar em situação de risco eminente,seja mandado embora porque se acontecer algo pior o seu vai estar na reta dai adeus.seja um bom profissional nao tenha medo de discutir com encarregado,patrao.Um bom tecnico tem que ser destemido saber conversar com os trabalhadores com educaçao,enfrentar as lideranças com coragem.Espero ter ajudado.Boa sorte a todos.

      • fernandez disse:

        olha esse curso tecnico e muito bom, estou altuando no primeiro periudo deste, e pretendo fazer mais e mais cursos nesta area!

    • Katiane Rios disse:

      Bom dia! Gostaria que vc me desse uma opinião Renata, faço o TST ja estou quase concluíndo, e gostaria futamente de me graduar na area..Hj aqui na faculdade ja tem o curso Tecnólogo em segurança do trabalho, será vantajoso eu fazer?Quais vantagens gostaria que vc me desse sua opinião..Grata!

      • Geraldo Caetano disse:

        Oi katiane não faça tecnoogo faça engenharia pois voce tera muito mais chance de crescer, voce esta estudando ja faz um tempo na NR-4 fala do sesmt la tem o quadro de funcionarios por um acaso voce viu se la tem tecnologo em segurança? Voce nao conseguiura arrumar meprego como tecnologo pq essa profissao nao esta regulamentada! Ate em concurso voce nao vera tecnologo e sim tecnico! Espero ter ajudado

    • rosenilde claro de oliveira disse:

      Tenho 43 anos,pra mim fazer o curso de segurança do trabalho tem que te idade pisifica ou não e que serie tem que ter. Abraço.

  2. Qual são as matérias administradas no curso? E qual é a duração do curso?

    • Thábata disse:

      Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Gerência de Riscos, entre outras. O curso dura aproximadamente 18 meses. Para ter uma área mais completa sugiro que também faça o curso de Tec. em Meio Ambiente, o salário e muito agradável.

    • Alessandra Rocha disse:

      Boa noite,
      Gostaria de saber mais sobre essa profissão, vou inicia o curso no SENAI RJ, estou em dúvida se faço ou não, sou formada em Direito e tenho 35 anos existe alguma discriminação quanto a idade e sexo? durante o curso é obrigatório fazer estágio? após se formar conseguir o primeiro emprego na área é fácil? as empresas exigem experiência para dar oportunidade?
      Aguardo sua resposta.
      Obrigada.

      • Wemerson disse:

        Olá Alessandra vendo sua pergunta me deixou intrigado, o que faz uma pessoa com bacharel buscar algo nos cursos técnicos, não desmerecendo os da categoria, mas acredito que o mercado para um bacharel é muito melhor do que para um Técnico, entenda não é uma critica mas um questionamento, sobre suas dúvidas vamos a elas, sou TST mas não atuo, no momento em busca de vaga na área, sobre a idade é só olhar na reportagem, tirando a menina o resto apresenta ter a idade que você menciona, sobre o sexo isso não importa o que vai diferenciar é sua competência, na sua cidade não sei como é o mercado posso dizer pela minha, um grande canteiro de obras, mas no momento não estou trabalhando, em busca de uma vaga, quem sabe acontece, espero ter ajudado e boa sorte!

        • David disse:

          Olá, eu tbm sou graduado em Direito e tenho 33 anos.
          Gostaria, tbm, de fazer o Curso de Técnico em Segurança do Trabalho.
          Estamos no mesmo barco.
          Caso eu comece em agosto, me formarei com 35 anos. O mercado é promissor nesta área? Vale a pena?
          A área do Direito está muito saturada e concurso não se passa da noite prô dia.
          Obrigado pela atenção e aguardo resposta.

          • David disse:

            Alessandra estamos no mesmo barco.
            Poderíamos manter contato? Seria interessante para nos ajudarmos.
            Grande beijo!

          • Jorge disse:

            Nossa e eu pensava que ja tinha visto de tudo,a pessoa formada em direito querendo ser um técnico de segurança do trabalho.Para tudo o mundo esta lascado mesmo.Uma pessoa formada em direito tem um leque de áreas onde ela possa trabalhar,inúmeros concursos. Técnico e um pião melhorado,ganha mal,não tem muito aonde ele possa crescer,agora uma pessoa formada em direito o céu e o limite,estude passe na oab,estude para um concurso. Nao perca seu tempo fazendo esse curso,os empregados vão te odiar o patrão nem se fala,qualquer advogado de porta de cadeia ganha mais de que qualquer tecnico.Ninquem em uma empresa gosta de tecnico de segurança do trabalho.

  3. Qual são as matérias administradas durante o curso? E em quanto tempo é o curso?

    • claudinei disse:

      um ano e meio na maioria dos casos, comunicação(português, gramatica regras de pontuação etc.) informatica (Linux e Windous) psicologia no trabalho, 1º socorros, Administração no trabalho, segurança do trabalho, legislação. Palestras em geral.

  4. Ícaro Bittencourt disse:

    Bom Galera, Tenho 15 anos, moro em Santo Antônio de Jesus (BA).
    Iniciei o curso no ano de 2010, e estou a cada dia que passa mais feliz e satisfeito.
    É um curso perfeito pra aqueles que gostam de se comunicar (o técnico promove palestras para concientização e motivação dos trabalhadores) e exercer o bem estar ao próximo.
    Neste curso vocês teram oportunidade de conhecer e estudar diversos assuntos, Tais como: EPI (Equipamento de Proteção Individual), EPC (Equipamento de Proteção Coletiva), Psicologia e Relações Humanas no Trabalho, Administração, Planejamento e Controle, Ergonomia, Doenças de Trabalho…
    Enfim, o Técnico em Segurança do Trabalho, buscar fazer do ambiente de trabalho um local insento de riscos de acidente e promover o bem-estar geral.
    Aconselho para você leitor fazer o curso, apesar de só ter um ano em processo de formação posso falar com grande propriedade de que é uma profissão totalmente recompensante em diversos aspectos inclusive na questão financeira.

    • camila disse:

      oi Icaro tdo bem?estou admirada com sua idade,vc realmente tem 15 anos? eu nao sabia que com essa idade podia fazer um curso técnico.tenho 27 anos acabei de me formar estou anciosa e ao mesmo tempo preocupada ainda nao estou atuando na área.mas boa sorte pra todos vcs.bjos

      • EZEQUIEL disse:

        Bom dia como voce, eu Trabalho como encarregado de uma Construtora e fasso segurança do trabalho, voce tem quer sabe qual tipo de Aria que voce vai Trabalha, voce tem msn, estou em Recife,
        ,

        • Ana disse:

          Olá caro Ezequiel, eu no seu lugar voltaria a estudar seriamente e urgentemente. Pois o seu português deixa muito a desejar. te desejo boa sorte nos estudos!

      • Wemerson disse:

        Olá Camila respondendo pelo Ícaro acho que ele pode fazer o curso sim, desde que esteja concluindo o ensino médio, unir os 2 cursos, caso contrario somente depois de ter terminando o ensino médio, boa sorte e espero que consiga algo!

    • oi pessoal! o meu nome e belle,vou me formar esse ano,como tecnica de enfermagem,mas tambem curso o tecnico de segurança do trabalho. eu queria saber, se posso trabalhar nessas duas area, na mesma empresa,mas trabalhando com tecnica de enfermagem e ganho o salario q a tecnica ganha.e trabalhando com tecnica de segurança e ganho o salario individualmente. e possivel?

      • Wemerson disse:

        Olá Belle Monteiro, se olhar a norma nr 4 verá que a carga horário das 2 funções é a mesma, então terá que escolher entre um e outro, bom que com 2 profissões não fica desempregada, um abraço!

    • Jorge disse:

      A teoria e uma beleza mais a pratica nada disso acontece.

  5. nykson disse:

    para fazer este curso Precisa de algum curso iniciante???

  6. sou estudante do curso tecnico de segurança do trabalho, e hojé tenho uma visão miuto ampla dos riscos que os profissionais correm dentro da empresa,gostaria de saber mais informações sobre esse assunto

  7. flavio weshenfelder disse:

    ter o curso tecnico é uma coisa ser um tecnico é completamente outra coisa
    quando fiz meu curso achava que iria ser legal me formei em novembro de 2010 e em janeiro de 2011 já fui contratado hoje cuido da area de medicina
    do trabalho e tambem licenças ambientais isso para a questão dos alvaras
    o pior de tudo que nen chegei a fazer estagio ai foi onde quebrei a cara mas dei a volta por cima pensa numa pessoa que quebrou a cabeça..

    • Kelly Nelcy Oliveira Oliveira disse:

      Boa tarde Flavio, em parte concordo com você, é muito diferente a teoria da pratica. A formação faz a diferença, concluir o meu curso no ano de 2005, no ITEBA- ISTITUTO DE TÉCNOLOGIA DA BAHIA. Onde fui bem preparada por professores altamente qualificados, e durante o curso tivemos a oportunidade de conhecer as áreas em vizitas técnicas, quais nos ajudou muito a ter base para as atividades que hoje executo. Não desmerecendo colegas da área que nos passa esperiências e pricipalmente os executantes, os quais aprendemos muito com eles.
      Fazemos a diferença por está na liderança ou seja na responsabilidade de suas vidas e no ambiente onde é execultado o trabalho. Outra forma de ver as oportunidades é está sempre lendo e buscando observa o mercado, comecei meu curso em Junho de 2005 e em Novembro do mesmo ano já estava trabalhando em uma empresa muite nacional, o que foi de grande esperiência pra planejamentos e prevenções. É isso, nós fazemos a diferêça no mercado quando trabalhamos primeiro pela satisfação do dever cumprido, o salário vem em segundo plano. Sucesso! Att: Kelly
      Técnica em Segurança e Meio Ambiente e Pós Técnica em Higiene Ocupacional

  8. MAURICIO CAJAIBA disse:

    OI FLAVIO.
    MEU NOME É MAURICIO.
    EU QUERIA SABER O QUE VC FEZ PARA DA A VOLTA ENTRANDO, ASSIM DIRETO NA AREA?
    E O QUE VC ACHA HOJE DA SEGURANÇA?
    E TE AGRADEÇO MUITO S VC PODER ME FALAR MAIS DO SEU CARGO HOJE EM DIA, OBRIGADO FLAVIO E TENHA UMA OTMA TARDE.

  9. liliane gomes disse:

    oi pessoal estou querendo conhecer mas um pouco do curso, pois estou querendo fazer.
    Tenho medo de não me indentificar com o curso pois andei lendo um pouco e vi que os tcnicos em segurança dao palestras e td mas sou um ´pouco inibida…
    E tambem nao gosto de sa area de saude. O que vcs me recomendam? me respondam por favor

    • EZEQUIEL disse:

      Bom dia como voce esta, eu fasso esse curso, e muito bom eu Trabalho como encarregado em uma Contrutora , eu fasso Segurança do Trabalho , voce Sabe Qual a Aria Que voce vai Trabalha, voce tem msn

  10. Ícaro Bittencourt disse:

    Olá galera, olha eu de novo ….
    Bom, retornando ao site vi novos questionamentos e me deu uma vontande de ajudar vocês a compreenderem melhor a profissão.
    Vamos lá… enquanto a você Liliane se você gostar realemente da aréa, você terá sim que desinibir, claro que a profissão não lhe exigirá somente palestras, mas faz parte, pois não se esqueça de que todo tecnico em segurança do trabalho é lider, ou seja responsável, por PESSOAS. está a frente de uma equipe e é necessáio diariamnete motivações, treinamentos entre outras coisas, enfim será super hiper mega necessário de que você se comunique com todos e o principalmente sendo clara e precisa. Não se esquente com isso, pois ser tecnico acima de tudo é ser humano, afinal de contas estaremos sempre lá para ouvirmos os apelos, as lamentações, as descuspas, ou seja seremos aquele amigo especial, protetor e incetivador, um verdadeiro anjo da-guarda, e é ai que está todo o prazer poder SERVIR. evitar que vidas MORRAM e que sejam FELIZES E SAUDAVÈIES.
    Lembrando que falo falo falo mas sou um mero aluno em processo de formação.

    • MaisEstudo disse:

      Olá, Ícaro.
      Obrigada por passar as suas considerações à respeito do curso e da área de trabalho. É muito importante que você dê a sua opnião sobre o seu curso, suas dicas tem ajudado nossos leitores.
      Liliane fique tranquila, mesmo que seja tímida existe muitos cursos de oratória e preparatórios para palestra, além disso, esta não é a única atribuição do Técnico em Segurança do Trabalho.
      Qualquer dúvida, conte conosco
      Abs !

      • david marques disse:

        boa tarde!!!! pessoal vou começar agora o curso de segurança do trabalho no antigo cefet PE (IFPE) e estudou tentando ver a melhor forma de me organizar diante das materias e quais sao as maiores dificuldades do curso ….
        meu email :loja6@venezanet.com.br

      • Elisangela Souza disse:

        Olá gente tbm estou pensando em fazer esse curso t trabalho, mas esse é o meu caso isso mi proculpa sou tímida e por conta disso tenho medo de nao consegui trabalhar bjossss

    • Ola tudo bem? disse:

      E u me formei em 2010, so agora que consegui estagio, como paçou um pouco o tempo estou meio perdida no meu estagio e um pouco de medo,
      porque já esqueci muita coisa e não tenho ninguei para me ajudar,será que vç pode me da uma ideia do que poço fazer?

    • Rosângela disse:

      Ícaro boa noite! Já faz um bom tempo que tenho vontade em fazer o curso, mas agora é que floresceu realmente a idéia.
      Minha preocupação é apenas a idade, pois tenho 47 anos, você acha que a idade irá influenciar em alguma contratação?

      Agradeço a atenção

  11. queria saber o numero dessa empresa que dar o curso aqui no rio de janeiro disse:

    o numero do telefone também do estudo mais rio de janeiro

  12. DIANE disse:

    Estou afim de estudar, mas sou muito tímida para
    falar em público, como posso fazer para não fazer
    palestras ou é obrigatório fazer palestra nesta area?
    mim respondam por falor!

    • MaisEstudo disse:

      Olá, Diane.
      Tudo bem ?
      A timidez não é um problema só seu, no mesmo post a Liliane comentou à respeito. Fique tranquila, mesmo que seja tímida existe muitos cursos de oratória e preparatórios para palestra, além disso, esta não é a única atribuição do Técnico em Segurança do Trabalho. Não deixe de fazer o que gosta devido a timidez.
      Abs!

  13. Moiselina de Jesus disse:

    Nossa, todos esses comentários me ajudaram muito… é q me indicaram este curso, e então resolvi pesquisar um pouco mais.. E agora estou com a mente mais aberta…e acho q vou gostar do curso,pois vi q este trabalho envolve ajudar ou melhor,salvar as vidas das pessoas..creio q isso vai ser muito bom. Espero começar o curso e ir até o fim.. obrigada a todos

  14. fatima paiva disse:

    Olá!sou da ilha de itaparica Ba. estou fazendo o curso tecnico de um ano, fiz o primeiro semestre, vou iniciar o segundo semestre em julho e assim finalizar o curso. percebo que é pouco tempo para ver tanta coisa, aconselho quem estiver na mesma situação procurar se aprofundar mais. gostaria de receber alguns toque de onde e o que pesquisar.

  15. Márcio disse:

    Olá pessoal, já faz algum tempo que estou interessado em fazer esse curso, e achei muito legal os comentários aqui de quem faz e de quem pretende fazer, como todos gostaria de saber mais a respeito dessa profissão e tirar dúvidas, e também fazer aqui um elogia ao Ícaro, é bom saber de uma pessoa tão nova demonstrando uma responsábilidade e seriedade naquilo que faz, visto que, hoje não é muito comum ver essas caracteristicas em adolescentes.

  16. Sou estudante técnico em segurança do trabalho, estou conhecendo suas atribuições relacionado a segurança e medicina do trabalho fazer que cumpra as normas regulamentadoras e está do lado do que diz as leis trabalhista, percebo que alguns profissionais não todos se corropem com os empressários e encobre as ilegalidades da empresa para se manter no emprego, isso é lamentável.

  17. LORENA disse:

    olá pessoal,
    li esses comentários e percebir quanto o curso de segurança no trabalho é
    questionando em ralação as suas atividades .tenho 27 anos moro em salvador e sou tecnologe em segurança no trabalho.
    se tiver duvidas pode me add e enviar as suas perguntas
    lorylara_01@hotmail.com

    • valdrione gomes disse:

      OI lorena tudo bem, espero que sim, amiga moro em são paulo mas sou de vitoria da conquista, amiga se vc puder me ajudar, fisse o curso tst e não conseguir estagio, um conhecido acinou as fichas de estagio para me, mas não sei o q colocar nas fichas, meu tcc ta pronto so esta faltando essas fichas de estagio para entregar, esse amigo perde o contato vou te add. Meu msn valdrione@hotmail.com.

  18. luis claudio disse:

    olá pessoal, adorei esses comentários a respeitos do curso de tst moro atualmente em santo antonio de jesus e gostaria de saber onde e em que local
    da região posso fazer este curso.

  19. Roberta disse:

    Olá pessoal, estou a procura de fazer um curso tecnico e achei interessante o de segurança do trabalho, pois gosto de ensinar e passar o que aprendo aos outros, não sei se isso já é um bom começo para eu fazer este curso , mas tenho muito medo de não se dar bem nesta area, pois sou um pouco timida. Gostaria de saber se caso acontecesse um acidente no ambiente de trabalho se a culpa iria ser do tecnico de segurança? a responsabilidade iria ser toda dele? Tenho muito medo de não atender as expectativas desta area e de arriscar e não conseguir emprego. Me respondar por favr!!!! Grata e Deus vos abençoe!

    • viviane damasceno Te´cnica de segurança do trabalho. disse:

      Olá Roberta! Se vc for pensar em culpa no ato do acidente, ou se a culpa vai ser sua. Isso quem pode responder é a investigação do acidente, uma cadeira vista no curso de segurança do trabalho, vai abordar se o acidente foi um ato inseguro do acidentado ou uma condição insegura, no caso a falha da empresa. Já vc atuando como técnico é para previnir que esses tipos de acidentes venha acontecer. Não tenha medo de atuar na área temendo o pior, se não vc nunca vai trabalhar como técnico. vc é para evitar que esses eventuais acidentes venham a acontecer. Um grande abraço. Viviane Damasceno

      • MaisEstudo disse:

        Olá, Viviane. Muito obrigada por esclarecer as dúvidas dos leitores, é importante ter esta troca de informações entre profissionais da área e estudantes. Parabéns a todos pela iniciativa. Sucesso na carreira. Abs!

  20. Gizele disse:

    Olá pessoal.começo o meu curso em tst em setembro,estou com grandes expectativas.Meu curso irá durar + ou – 2 anos será q vai dar pra ver boa parte dos assuntos.Será no IF(instituto federal)…Espero q toda minha expectativa seja bem correspondida.Se alguém puder me respondam,alguém q fez ou faz o curso,deixem suas experiências. Obg…E DEUS BENÇOE TODOS;

  21. Claudeane Freire de Oliveira disse:

    estou iniciando um planejamento q a dois anos comecei com um objetivo ser um TST e transmitir tudo o q aprendi e q estudei aos q não poderão ter essa oportunidade.

  22. Manoel PAIXÃO disse:

    Estou no quarto meis do curso e posso garrantir para os colegas que no enicio e meio complicado pois vamos ver NR , normas muitas das quais não ouvimos nem falar, mas particularmente ,tenho outra visão do que e ser tec. de seguranca .Nestes quatro meses aprendir muito sobre a profisãoe quero aprender muito mas e posso da uma dica .LEIAM bastante as NR para aprender não decorar com o decorre do curso irei mimcomunicar para trocarnos esperiencias.

  23. jefferson luis kruger disse:

    sou estagiario e nao sei exatamente o que fazer na jornada de serviço,e onde trabalho nao tem tec.s.t. somente eu.

  24. camila disse:

    oi Icaro tdo bem?estou admirada com sua idade,vc realmente tem 15 anos? eu nao sabia que com essa idade podia fazer um curso técnico.tenho 27 anos acabei de me formar estou anciosa e ao mesmo tempo preocupada ainda nao estou atuando na área.mas boa sorte pra todos vcs.

    • Ícaro Bittencourt disse:

      Respondendo a você Camila, quando eu escrevi aquele comentário tinha 15 anos, hoje tenho 16 anos.
      Lembrando que quando eu receber o registro profissional ou seja, me formar já serei maior.
      A cada dia venho me empenhando para ser um bom TST, não tenho a certeza de que exercerei a função, meu objetivo é me forma em medicina. (mas não quero medicina do trabalho), tenho planos com a carreira de Tec. em STB.

  25. camila disse:

    oi jefferson luis tdo bem?ja passei por esta situação fiz estagio sem um técnico pra me orientar,quer um conselho ou vc procura outro estagio ou entao procure ajuda com pessoas que possam de orientar,pesquise em sites enfim.pq se nao ficara perdido mesmo.abrço

  26. Joao disse:

    Neste outro artigo você pode aprender mais sobre esse assunto:http://euquerotrabalho.com/o-que-faz-um-tecnico-em-seguranca-do-trabalho.html
    Abraços!

  27. O curso é ótimo, a profissão também. O mercado é que está muito competitivo, recém formados sofrem para conseguir o primeiro emprego, quando conseguem. Minha dica é antes de fazer o curso procure dar uma boa analisada no mercado a sua volta e aí sim, tome a decisão! Fiquem com Deus…

  28. valdrione gomes disse:

    Olá pessoal fesse o curso de tecnico de segurança do trabalho, mas tive a infelicidade de não arrumar estagio e o tempo de arrumar estagio acabou, fui no colegio e conversei, e mim derão mais tempo e ainda não conceguir nada, e ta batendo o disispero de perde esse curso, se alguem puder me arrumar alguma coisa por favor, obrigado.

  29. adeilson pereira lima disse:

    olá galera tenho 26 anos e mes que vem estou começando o curso técnico segurança do trabalho,e estou muito empolgado abraços para todos….

  30. icmms disse:

    Legal, ok.!

  31. Aldeino disse:

    Oi colegas ou futuros colegas de profissão!!!! felicidades a todos vale a pena viu!!!

  32. Rhuan L. Gomes disse:

    Olá galera, tenho 17 anos e irei começar o curso o ano que vem, e eu queria saber de vocês como esta o mercado de trabalho nessa área…
    Obrigado fiquem com Deus…abraços

    • Joice disse:

      Olá Rhuan.
      O curso é ótimo e tem uma vasta área de atuação.
      Bom, eu sou capixaba e no meu estado a nossa categoria não tem piso salarial, na verdade depende muito da área de atuação. Na construção civil o está o salário está em média de R$ 1.500,00.
      Espero que eu tenha te ajudado.
      Abraços.

  33. Lourena Andrade disse:

    olá, tenho 18 anos e gostei muito da profissão, pelo menos pelo que li, gostaria de saber como é o trabalho e quanto em média ganha um profissional dessa área, quem poder tirar minhas dúvidas, agradeço muito, pois penso em iniciar o curso ano que vem….

  34. silvio vieira disse:

    estou arrrumando servico na santa casa da minha cidade, estou sem nocao o que um tec seguranca pode ta fazendo nela é uma santa casa pequena tem uns 20 leitos una 70 funcionario ,nem sei por onde começar, como fazer os relatorio etc ,se for possivel tem como vcs me encaminhar esses papeis por e-mei.
    deste ja agradeço

    silvio

  35. eudenira disse:

    Olá Silvio! comece analisando os ambientes de trabalho de cada funcionário e os risco que cada um estejam sujeito. dai você faz um relatório de precaução para cada aria especificada. Boa sorte e confie em Deus e no seu taco.

  36. Rosilene disse:

    Eu tenho 43 anos e gostaria de fazer esse curso, será que eu vou ter chance no mercado de Trabalho com essa idade?? Preciso de uma luz, obrigada

  37. vania disse:

    Estou pretendendo dar uma mundada na minha vida, sou vendedora e acabei de me matricular no curso tec. segurança do trabalho, mais estou com um pouco de medo de não achar vaga na area, e por ser mulher tem alguma desvantagem?

    • Joice disse:

      Olá Vania.
      Pelo contrário, as empresas estão preferindo contratar mulheres, pois somos mais detalhistas e perfeccionistas, principalmente na área de construção civil.

  38. edilene disse:

    em breve serei tecnico de segurança do trabalho assim como vçs,obrigado por deixarem tantas dicas boa sorte a tds vçs

  39. Ícaro Bittencourt disse:

    Olá Pessoal,
    Desde abril não me comunico com vocês.
    Muitas coisas aconteceram, aprende muitas coisas….
    Estou chegando na tão esperada etapa chamada ESTÁGIO.
    Creio que no estágio além de poder desenvolver atividades que irão beneficiar na segurança da empresa, poderei também aumentar meu nível de conhecimento na área.
    Fico feliz em poder ajuda-los, além disso por meio do relatos de vocês, me sinto a vontade, afinal somos da mesma “laia” e temos os mesmos pensamentos.
    Não quero criar polêmica, mas não é irritante à forma que o pessoal do Ensino Médio Comum nos trataam? Chega a ser deprimente, não entro nestas discurssões, apenas digo: – Somos o aperfeiçoamento, o resgate da qualidade do ensino, a porta de saída da mediocridade. Rsrsrs.
    Por mais que o ensino profissionalizante não seja de extrema qualidade a proposta ao menos é boa, o que necessita é que todos deem o detido valor mesma.
    Retornarei divulgando as experiencias que vivenciarei no estágio.
    Fiquem com Deus e até mais…

    • Joice disse:

      Olá Ícaro.
      Eu também já estou atuando na área. No momento eu estagiando em uma construtora há 07 meses. Eu realizo inspeções de segurança quanto á área de vivência, EPI’s, EPC’s, participo da implantação e implementação dos programas de prevenção de acidentes e do programa de segregação de resíduos (resolução CONAMA 307).
      Estou amando trabalhar em obras. Estou aprendendo bastante.
      Gostaria de saber em que área você atua. Quem sabe não podemos trocar experiências?!
      Abraços.

      • Ícaro Bittencourt disse:

        Olá Joice !!!

        Eu ainda não trabalho na área, infelizmente.
        Ja devia ter começado, mas, a minha própria escola me indicou para um estágio, e eu espero a conclusão do contrato, para poder iniciar minhas atividades no área.
        Por isso, estagiarei nos meados de Janeiro, em Salvador. (na Construção Civil). minha paixão.
        Abraços, até mais…

  40. deyse disse:

    oi, esse ano eu termino o ensino médio,e eu gostaria muito de fazer segunça do trabalho,eu tenho muitos amigos que fazem,como posso sabe se gosto ou se é so por influencia dos amigos? É um curso muito dificil?
    obrigado!

    • MaisEstudo disse:

      Olá, Deyse.
      Procure informações detalhadas sobre o curso de seu interesse, mercado de trabalho, salário, áreas de trabalho etc. Conversar com um profissional da área ajuda bastante na escolha do curso.
      Abraços!

  41. deyse disse:

    vou procura saber mais,onde eu trabalho eu conheço professores que são tecnico em segurança do trabalho sera que eles podem me ajudar?
    obg!

  42. deyse disse:

    gente vcs que ja são tec. segurança do trabalho o que vcs podem me dizer sobre essa area?
    obg!

    • viviane damasceno Te´cnica de segurança do trabalho. disse:

      Olá deyse!!!! Sou formada em segurança no trabalho mas no momento não estou atuando n aárea mas posso lhe dar uma prévia sobre segurança no trabalho! É uma área muito abrangente, você lida com pessoas, situações. Vc trabalha com a conscientização dos trabalhadores,com palestras, dds, programas, com o psicológico deles, vc dentro da empresa passa a ser como um anjo da guarda, sempre visando os eventuais acidentes, desde os mais típicos aos mais graves. Vc como técnico tem que ta sempre um passo a frente e pensar “isso poderia causar um acidente”. è uma área gostosa, porque vc não fica presa a nenhum setor e o seu trabalho que dita é vc. Um grande abraço, espero que ter lhe ajudado. Viviane Damasceno TST.

  43. Joice disse:

    Olá Deyse.
    O curso é ótimo e tem uma área vasta de atuação.
    No momento eu atuo na construção civil, que sem dúvidas é uma área que tende a crescer muito, principalmente na região sudeste.
    Tenho certeza de que você não se arrependerá de fazer o curso.
    Bom, se for de seu interesse eu posso te enviar um material de segurança do trabalho. É só falar.
    Abraços.

  44. deyse disse:

    Olá Joice,td bem?
    muito obrigado por ter me respondido,fiquei muito interessada em conhecer o material,se vc poder me enviar te agradeço muito!
    Abraços.

  45. Mary disse:

    Tenho pesquisado bastante sobre cursos: A dúvida é segurança do trabalho ou logística? Tenho 30 anos e não tenho mais tempo para perder, por isso a preocupação de escolher algo que realmente tenha a ver com o meu perfil

  46. Luis gustavo disse:

    Como Que Eu Faço Para Fazer este Curso
    O que Precisa, Tem que ter curso iniciante eu vou aprendo tudo

    • SANIEL CASTRO disse:

      OI, O curso de tec em segurança do trabalho,tem a duração de 18 meses o equivalente a 1 ano e meio.Não precisa de um curso preparatório para começar, mais vç pode fazer cursos quando estiver cursando o de técnico. Cursos de 10, 15, 20,hs ou ate mais estendido. Cursos de brigada de incêndio, primeiros socorros, e outros. Isso se vç quizer aprimorar seu curriculo.

  47. mahyra disse:

    Ola a todos ; vou começar o curso em tecn seg trabalho agora em novembro ma, estou um pouco preocupada com o estagio prq é muito dificil de achar .Gostaria de saber como esta o mercado de trabalho nesta area ,me interessei pelo curso porem queria tirar essa duvida com vcs .obrigada sou de vitoria Es.

    • SANIEL CASTRO disse:

      Oi Mahyra, estou terminando o curso de tec em segurança do trabalho agora.Sobre o estagio? não é tão dificil como vç pensa, converse com os empresarios de sua cidade, ou até mesmo um amigo seu que trabalho em alguma empresa para facilitar a ir ate ao empresario.O estagio é de 300hs, o equivalente a mais ou menos 30 a 40 dias. vç pode fazer em hospitais, empresas de todos os ramos. Eu aconselharia que a empresa teja um técnico para a seu melhor aprendizado.

      • mahyra disse:

        obrigada saniel ,conheço algumas pessoas q trabalha em empresas de grande porte .Estou ansiosa para começar o curso .obrigado pela dica .

        • Gleiciane disse:

          Oi gente eu tenho 12 anos e ja estou pensando na minha profissão quero ser juiza mais primeiro vou fazer tecnica d segurança no trabalho pra poder pagar minha faculdade de direito purfavor me responda quanto q é o salario d tc d segurança na petrobás

          • Fernando disse:

            Ola Gleiciane , respondendo a sua pergunta o salário base(inicial) de um técnico em segurança do trabalho esta em torno de 1.245 reais salvo engano. Embora a maioria das empresas por ai pagam mais que o piso , é muito interessante que uma moça da tua idade já pensa em qual profissão seguir meus parabéns e nunca desista dos seus sonhos.

            abraço

  48. Fernando disse:

    Olá a todos, passei no site só de visitante, mas estou aqui só para deixar um comentário, estarei me formando agora no final do ano, véspera de tcc, tem estágio à concluir, muuuita correia.
    mais oque eu digo é o seguinte no decorrer deste curso aprendi muita coisa, a area da segurança nos fornece um leque de opçoes para qual devemos seguir, esta cada vez maior a procura por profissionais da área, espero que voceis nao desistam, e continuem firme por que realmente vale a pena.

  49. Rozane disse:

    Ola´pessoal, estou me decidindo ainda, mas foi muito bom o que aprendi hoje com vocês . mas tenho uma curiosidade porque quero voltar à trabalhar urgentemente;o estágio de segurança do trabalho é remunerado? a partir de quanto tempo você já se emprega, ou é só depois de formada?
    Beijos

  50. Dialice disse:

    ola gostaria de saber com quantos anos e em q serie se poder começar o curso tecnico em segurança do trabalho ,, pois mim enterreso muito pela area ..

  51. kleidy disse:

    ai galera o curso de segurança do trabalho tem estagio?

  52. Bruno Reis disse:

    Ola companheiros estou iniciando minha carreira. Daqui alguns dias vou fazer minha primeira entrevista como tst . Minha batalha foi grande. Concluir meu curso em indaiatuba sp mas só encontrei estagio em mirassol d,oeste em MT em uma usina de destilagem de alcool .essa batalha só veio me mostra o verdadeiro valor da nossa profissão. Estou muito empougado. Minha entrevista vai ser em uberlandia, minas .

  53. Bruno Reis disse:

    Quem estiver com duvidas ainda na aulas teoricas ou no inicio do estagio (EX. o q vou fazer hoje).
    ou se voce quer saber sobre minha -saga- por esse Brasil q amo, pode entra em contato comigo pelo: brunotstseg@hotmail.com .estarei disposto a te contar e em especial ajudar. A nescessida de mais companherismo entre os profissionais da nossa area .para melhor valorização da função. amigos um grande abraço.

  54. Washington Fonseca disse:

    Boa noite pessoal, acabeir de terminar o curso tst, vou começar a trabalhar no ia 15/01/2012 na prefeitura da minha cidade, nunca teve nenhum programa de segurança men treinamento de qualquer tipo e tenho algumas duvidas, por onde começar?
    Desde já agradeco.

    • Bruno araújo disse:

      Washington inicie as suas atividades com um bom circulo de amizade, procure conhecer bem todos os ambientes de trabalho da prefeitura, pois os pro pios funcionários vão te auxiliar a achar alguns riscos. Depois comece a trabalhar para sanar estes ricos, o DDS é uma ferramenta muito útil e nunca se esqueça de documentar tudo.
      Bem espero ter ajudado e boa sorte !!

  55. adagilsa disse:

    ola galera estou fazendo tec.de seguranca do trabalho a 4 meses tou gostando muito;gostei dos comentarios!!!!!!!

  56. Zenon disse:

    Legal, eu estava muito indeciso esses tempos, mas esse ano irei procurar fazer o curso de tec de segurança do trabalho.
    Gostaria de saber de alguem q ja é tec em segurança do trabalho, se poderia me informar como é essa area. E se eu posso fazer o curso sem nenhum arrependimento rsrs; obg !

  57. wellington disse:

    Boa noite! gostaria de tirar uma duvida com você,vou começar a fazer o curso de tec. de segurança agora em março,só que eu tenho um problema de vista,eu sou daltonico,( confundo algumas cores) sera que isso poderá me atrapalhar nessa profissão? pois tem eletricidade ,muito obrigado

    • viviane damasceno Te´cnica de segurança do trabalho. disse:

      oi wellington, em relação ao dautonismo ele pode, não digo atrapalhar mas confundir na identificação da sinalizaçao de encanamentos e fios eletricos pois cada cor indica uma função. Mas isso não significa que vc não possa atuar na área. pessa ajuda a alguém no qual confie nessa cituação e boa sorte. Espero ter lhe ajudado…Viviane Damasceno TST.

  58. Patrícia disse:

    Estou terminando o estágio de Técnico de Segurança do Trabalho e gostaria de saber que outros cursos eu devo fazer para complementar?

    • Viviane damasceno Técnica de segurança do trabalho. disse:

      OI patricia, um bom complemento para essa área é em gestão ambiental, um curso de blaster tbm vai enriquecer muito o seu curriculum mas não tenha medo de investir na área ambiental. cai como um luva na nossa profisão!. um grande abraço. Viviane Damasceno TST.

  59. aurecy disse:

    Posso conseguir uma vaga de técnico em segurança do trabalho (exceto estágio)antes do término do curso?

    • Viviane damasceno Técnica de segurança do trabalho. disse:

      Sim! mas vc tem que começar como estágiario pq vc não pode ser contratada como técnico sem o registro da profissão, e para conseguir o registro vc tem que ter estagiado as horas prescritas. Fazer o relatório do estagio e concluir o curso dando entrada no ministerio para adquirir o registro ´profisional. Viviane Damasceno TST

  60. lauriene disse:

    ola…vou começar a fazer o curso tecnico de segurança do trabalho,pois quero conhecer mas sobre este curso td mundo ta fazendo aqui onde eu morao.sou ES baixo gandu quero te uma carreira diguina e completa a pesar onde eu moro e um pouco deficil…Mas para Deus nada e impossivel torção por mim!!!Deu abeçe…bjsss

  61. renata goias disse:

    adorei todos os comentarios,,, agora vou fazer o curso mais preparada pois me ajudou muito tudo que eu li sobre o curso faleu galera bjossssss.

  62. Tina disse:

    Olá pessoal, estou um pouco perdida, sou formada em Administração de Empresas (Superior completo), Trabalho na Prefeitura, Posto do ministério do trabalho, comecei o 1º semestre na ETEC em técnico de segurança de trabalho, como consigo entrar neste ramo que é a minha cara e deveria ter feito ante, já tenho 42 anos e gostaria de mudar radicalmente minha vida….. Por onde começar, me ajudem por favor, obrigado!!!!!

  63. Veronica disse:

    estou cursando o curso de tecnologo em segurança do trabalho em uma faculdade privada, este curso ira ser reconhecido pelo MEC ?

  64. tere disse:

    faço curso tecnico em segurança do trabalho em cascavel qual e instituição que podemos ter esse desconto de 39%
    faço no apogeu curso

  65. Viviane damasceno Técnica de segurança do trabalho. disse:

    Olá!!! Sou técnica de segurança do trabalho recem formada e no momento não estou atuando na área mas tenho uma boa carga de conhecimento para dividir com vcs! qualquer dúvidas eu as responderei se souber, um bjão! Ass> Viviane Damasceno (vividmoreira2@hotmail.com)

    • dora disse:

      viviane estou com uma grannde duvida ;pois vou começar meu estagio e te confesso que estou meio perdida a respeito do que vou fazer no primeiro dia de estagio, sera que vc pode me ajudar ?

  66. Alcicleide g andrade disse:

    Ola! me inscrevi no projeto Cursos Técnicos de Nível Médio a Distância do Estado de Pernambuco, gratuito, optei por segurança do trabalho é uma chance muito boa visto que estou terminando um curso de técnico em enfermagem, juntarei o útil ao agradável. O problema é que terei que passar por uma prova de seleção no dia 03/04 já está muito em cima e o assunto é extenso,difícil. Estou aflita quero muito conseguir uma vaga. Se tiverem alguma dica eu agradeço!!

  67. claudia disse:

    estou fazendo o curso tecnico em vigilancia em saude e gostaria de saber se posso atuar como tecnico de segurança do trabalho.

  68. clara cristina comelato disse:

    OLÁ !
    EU GOSTARIA DE SABER UMA INFORMAÇÃO!
    EU ESTOU INTERESSADA EM CURSAR O CURSO TÉCNICO SEGURANÇA DO TRABALHO!
    ESSE CURSO QUE TEM MAIS MERCADO DE TRABALHO?!
    POR FAVOR, ME AJUDE, ESTOU DESESPERADA SEM SABER O QUE FAZER, POIS NÃO TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR UMA FACULDADE NO MOMENTO! PRECISO MUITO DESSAS INFORMAÇÕES!
    O CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO É BOM? COMO ESTÁ O MERCADO DE TRABALHO PARA ESTE CURSO?
    DEPOIS DE SE FORMAR COM TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, O Q SERIA INTERESSANTE CURSAR NOVAMENTE PARA COMPLEMENTAR A ÁREA? EU TENHO 26 ANOS, NÃO ESTOU MUITO VELHA PARA CURSAR O CURSO TÉCNICO SEGURANÇA DO TRABALHO? OU OUTRO QUALQUER? SERÁ QUE CONSIGO ALGUMA VAGA DEPOIS DE ME FORMAR? TRABALHO EM UMA FARMÁCIA A 8 MESES, SOU OPERADORA DE CAIXA, MAIS NÃO SEII SE O CURSO TÉCNICO EM FARMÁCIA EU VOU GOSTAR E O MERCAD DE TRABALHO P ESTE CURSO É BOM! POR ISSO ESTOU INTERESSADA EM SEGURANÇA DO TRABALHO, PARECE SER BEM INTERESSANTE.
    ALÉM DO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, QUAIS OS CURSOS TÉCNICOS ESTÃO EM ALTA E COM BASTANTE MERCADO DE TRABALHO?
    OBRIGADA!

  69. Christiano disse:

    Sou formado em TST faz dois anos e há 06 meses faço parte do SESMT de uma empresa no Rio de Janeiro e concilio com outro emprego em que sou supervisor de Bombeiro Civil. Minha longa experiencia de socorrista me fez almejar se TST, pois muitas coisas nessas funções estão relacionadas. Infelizmente, para TST iniciante em empresas privadas o salário não é lá essas coisas, por volta de R$ 1.400,00, porém com experiencia na função o profissional consegue conquistar um status e com isso melhorar seus rendimentos. Eu, como iniciante e em fase de aprendizado constante (uma coisa é a formação no curso técnico, outra é o dia a dia na empresa e suas peculiaridades) acredito que em 01 ano eu possa fazer meu salário.

  70. Christiano disse:

    Clara,

    A profissional de TST está em franca evolução e com muitas oportunidades, porém devido ao grande números de pessoas formadas estou verificando que esta grande quantidade de mão de obra disponível faz com que alguns colegas aceitem receber valores abaixo do mercado. Eu, por exemplo, aceitei um salário de aproximadamente R$ 1.400,00, com isso tive que permanecer no meu outro emprego. Acumulo dois serviços na mesma escala 12 x 36 diurno e somente com mais experiencia poderei barganhar aumento e assim ficar em apenas 01. Quanto vc achar que aos 26 anos está velha, pô eu fiz o curso com 36 anos e fui contratado aos 38!!!

  71. carlos disse:

    meu nome e carlos eu tenho 21 anos e estou cursando o curso de tecnico de segurança do trabalho, na verdade eu estou extasiado com o curso, agradeço a deus por ter feito a escolha certa e me encontrado dentro de uma profissão. Mas em fim, ser um tst envolve uma responsabilidade imensa, pois vc lida com vidas é e por isso que vc tem que ser muito bom no que vc faz. Boa sorte a todos!!!

  72. Julliane disse:

    Boa Tarde!
    Estou interessada em fazer o curso de Técnica de Segurança do trabalha na minha cidade (Niterói – Rj). Só que estou em uma dúvida cruel sobre as oportunidades no mercado. Há um pré conceito em uma mulher fazer esse curso, ou hoje em dia está mais tranquilo?
    Me interesso pelas matérias e gostaria de fazer, mas tenho medo que depois de formada não consiga arrumar um emprego.
    Alguém pode me informar mais sobre isso!

  73. maikon disse:

    para ser um técnico em segurança do trabalho entendi que precisamos ter responsabilidades para relatar, investigar, estabelecer normas, inspecionar o local de trabalho e orientar os funcionário para melhorar o local de trabalho.

  74. clara cristina comelato disse:

    OLÁ EU TAMBÉM GOSTARIA DE SABER SE A PROFISSÃO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, TEM ESPAÇO PARA AS MULHERES! POIS JA OUVI COMENTÁARIOS DE QUE ESTE CURSO É MAIS VOLTADO PARA OS HOMENS . EM JUNH DESTE ANO VOU ME INSCEVER EM UMA ESCOLA TÉCNICA AQUI DA MINHA CIDADE. PARA EU COMEÇAR A CURSAR! ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR NESTA QUESTÃO?
    OBRIGADA.

  75. eu tenho muitas curiosidade meste meio de seguranca do trabalho e eu quero sober se voces pode me agudar nesta nova jornada tirar duvidas o que posso faser ou não faser desde ja obrigado.

  76. Jacieli Evangelista disse:

    Bom.. eu tenho 15 anos e estou no 1º ano, eu quero muito fazer um curso técnico.. precisa ter quantos anos e está cursando qual série para fazer um curso técnico?

  77. rafael carioca disse:

    olá pessoal vou dar inicio ao curso de tec.segurança do trabalho
    gostaria de saber se depois de concluir o curso para começar a atuar na area e conseguir um emprego e muito dificil ou se tem algum estagio ?

  78. terezinha disse:

    gostaria de fazer o curso segurança do trabalho ,so que eu tenho 48 anos e não sei ,se seria aceita no mercado de trabalho nesta area ,poderia me ajudar .

  79. Miche disse:

    Olá pessoal, gostaria de saber se no Senac tem que fazer estágio obrigatório?

  80. paulo roberto disse:

    Alguém pode me ajudar dizendo qual é o conceito do SESMT nas empresas atuais. Meu e-mail é paulo.7020@gmail.com desde de já agradeço.

  81. Está aí uma profissão que tem tudo para crescer muito nos próximos anos!
    A legislação está ficando mias rígida com a segurança do trabalho nas empresas, e isso favorece o mercado e os bons profissionais.
    O vídeo disse tudo, é uma profissão muito dinâmica e que parece que compensa investir…

  82. Joselaine disse:

    Gostaria de saber que tenho que estudar para a prova do IFRS,optei pelo o curso tecnico Segurança do Trabalho,não sei oque estudar,quero poder fazer esse curso,pois é um sonho a conquista.
    Espero respostas.
    Muito obrigado.

  83. vania disse:

    ola..pessoal…tenho 21 anos moro em sao sao jose do rio pretp-sp faz 2anos que terminei o ensino médio..mais nao tenho dinheiro pra fazer uma faculdade e nen tempo..o que vcs me indicam??

    espero respostas
    brigada!!!

  84. thamyres disse:

    Vou concluir o curso de Segurança do Trabalho com 17 anos. Será que vou poder trabalhar mesmo sendo menor de idade?

  85. josé brito disse:

    ola,tenho 21 anos,lie tds esses comentarios e foram exelente pra tirar minhas duvidas,por isso irei mas rapido possivel procurar este curso obrigado a tds

  86. JACKLINE DE FATIMA disse:

    ESTOU A TRES MESES FAZENDO CURSO ESTOU AMANDO NAO VEJO A HORA DE FAZER O ESTAGIO

  87. Weberson disse:

    Olá galera, tenho 15 anos e irei fazerr o curço esse ano, e eu queria saber de vocês como esta o mercado de trabalho nessa área…
    Obrigado fiquem com Deus…

  88. Adriana disse:

    Olá gente, gostaria de que alguém respondar-me, Exemplo: se uma pessoa só cocluiu o ensino fundamental essa pessoa pode fazer o curso técnico em segurança do trabalho? Obrigado e fiquem com Deus

  89. ANA CLAUDIA disse:

    OLÁ A TODOS
    ME INTERESSEI E QUERO FAZER O TST, GOSTARIA DE SABER COMO FUNCIONAM OS ESTÁGIOS?? AS HORAS OBRIGATÓRIAS DE ESTÁGIO….TEM ESTÁGIO DE FIM DE SEMANA?? ONDE EU POSSA CONCILIAR O EMPREGO ATUAL PARA PAGAR O CURSO E ESTAGIAR??POIS TRABALHO DE SEG. Á SEX EM HORÁRIO COMERCIAL….
    AGUARDO RETORNO
    GRATA PELA ATENÇÃO….

  90. misael disse:

    sou tec em enfermagem a 10 anos e estou atuando na area e isso é maravilhoso pra mim.Agora estou vendo todos esses depoimentos e perguntas sobre tec. de segurança do trabalho.Será que por ser tec. em enfermagem me ajudaria melhor em tec. de segurança do trabalho?

  91. Denise disse:

    estou fazendo o curso de Segurança do Trabalho, e estou gostando muito. Em breve estarei fazendo o Estagio. Quero muito botar em pratica minha profissão.

  92. Patricia dos santos disse:

    sou formada a mais de dois anos e a unica coisa que consegui foi trabalhar duas vezes em parada de usina,não consigo emprego fixo e agora nem parada faço mais,ja espalhei curriculum para todos os lados,mais só querem com experiencia e isso eu não possuo o que faço agora?

  93. jaqueline baller disse:

    Olá gente tenho 16 anos comesei fazer o curso de tst vai fazer um mes dia 23 estou muito feliz estou adorando…no primeiro dia a sala estava cheia e nao faz um mes e muitos ja desistiram eu aida estou la e nao pretendo desistir, o curso termina no fim do ano que vem e nao vejo a hora de atuar como tecnica e uma otima profisao pretendo terminar o curso de tst preteno fazer facul de Direito e perito criminal acho que vai ser bom para mim por isso vc que esta pensando em desistir nao faça isso pois mais tarde vc ira ce arrepender olha so meu curso começa 6 e 30 e termina 22 e 45 e no outro dia eu levanto as 6 da manha etudo e trabalho. Numca desista de seus sonhos vc deve acreditar nao ligar quando falam que vc n vai conseguir porque vc podenos podemoss…

  94. jaqueline baller disse:

    desculpe gente erreiali no fim quis dizer que vcs podem nos podemos numca desista..

  95. izabela disse:

    com o curso de autocad aumentará meu salário ?

    • Wemerson disse:

      Olá Izabela, rs…com esse curso não vai aumentar seu salário, rotina de trabalho é diferente desse curso apresentado por você, um hipótese seria ser contratada e mostrar suas habilidades nessa área o que te promoveria para o administrativo, ou ganhando igual $ ou menos, boa sorte!

  96. Rafael disse:

    Ola estou fazendo meu tcc, meu tema NR-9 e o titulo é A importância do PPRA na organização..
    Gostaria de saber se você poderia me ajudar me falando sobre meu titulo ..obrigado desde-já.

  97. Arlane Selvatici disse:

    Ola,
    Sou Brasileira tenho 24 anos, fiz o curso de tecnica em segurança e higiene no trabalho e estou a trabalhar no momento, mas com a crise em Portugal, quero voltar pra o Brasil, para Vitoria – ES. Preciso saber informaçoes se o meu curso daqui é reconhecido no Brasil ou nao. Se alguem for de ES por favor me adiciona no msn para trocarmos informações. Mas se alguém tiver esse conhecimento por favor me reponda.

    Obrigada
    Arlane Selvatici
    arlanemaia2@hotmail.com

  98. everton lopes disse:

    oi bom dia pessoal tenho 22 anos ainda nao decidi o que faser ainda , no momento sou sou militar do ex á tres anos e faço curso de ingles gostei de todos esses comentarios ,tbm gostaria de faser esse curso tst pois e interessante e pareçe ser muito legal e o salario e inicial é quanto ,o curso é 18 meses ? como faço pra faser estagio depois de formado qual o melhor caminho pra achar me ajudem á me ajudar rsr estarei agradecido entao!!!!!fica com DEUS que ilimine a todos em suas profições.

  99. marlene disse:

    eu quero saber qual nivel de escolaridade uma pessoa pode fazer o curso de seguraça do trabalho rspd obrigada e boa noite

  100. mara santos disse:

    olá gente!
    tambem tenho interesse em fazer o curso de segurança no trabalho, estava com duvidas, mas depois de ler todos esses relatos, acredito que estou indo pelo caminho certo.
    só tenho um probleminha, sou tímida mas estou tentando melhorar…. nem comecei o curso e ja estou pensando como vai ser o estágio. kkkkk…. meu Deus…. mas vou superar…. kkkkk……….
    valeu gente…..

  101. Antonio disse:

    Segundo um professor da minha escola,os homens em relação ao uso do epi,obedecem mais as mulheres

  102. Antonio disse:

    Segundo um professor da minha escola,os homens em relação ao uso do epi,obedecem mais as mulheres

  103. julia disse:

    tava com muitas duvidas em relação a que oficio seguir e segurança do trabalho me parece muito bom

  104. Wemerson disse:

    Olá tenho uma dúvida, sou técnico em segurança do trabalho já formado inclusive com registro desde 2009, de lá pra cá venho tentando ingressar no mercado de trabalho o que na minha cidade é muito difícil, se tiver um Qi consegue, a dúvida é a seguinte é possível fazer um novo estágio, pois tenho visto que as empresas não dão oportunidades para pessoas já formadas sem experiência, e a regra que tenho visto é que normalmente contratam os estagiários do seu quadro, desde já agradeço pela resposta!

  105. clarice disse:

    ola eu tenho 17 anos estou terminando o ensino medio e n sei oq quero fazer ainda estava pensando em segurança do trabalho alguem poderia me dar uma opinião

  106. Dorival Pereira disse:

    Bom dia, eu gostaria muito de fazer o curso de Seguranca no tabalho o que acontece EU VIVO EM MOCAMBIQUE como posso fazer para frequentar este curso? gostaria muito aqui nao temos escolas que lecionam este curso

    Cpmt e b.w

  107. magna mikaely disse:

    ainda estou cursando , segurança do trabalho mais coloquei meu curriculo em uma empresa e fui chamada para trabalhar , meu curso e de 1 ano e meio e ja faz um ano . me de sua opiniao do que posso fazer

  108. monica disse:

    oi tenho 38 anos estou sem trabalhar e quero fazer o tec seguranca doo trabalho sera que devo tenho chance de trabalhar na area

  109. vanessa disse:

    oi vou fazer o curso de segurança do trabalho passei no vestibular mas agora estou com um pouco de medo de não com-cegue estagiou por que moro em uma cidade pequena vc pode mim ajudar

  110. josué disse:

    óla, boa tarde a todos!!

    Estou na fase de estágio é muito bom, pra todos vocês que estão
    em duvidas façam que não se arrependeram, agora precisam de
    muita dedicação para ser o técnico ou a técnica. esse garoto ícaro
    tem muito futuro, é comunicativo, sabe se expressar, esbanja
    simpatia e pensa auto..não devemos acomodarmos e ficarmos
    somente como técnico, façam qualquer engenharia e se tornem um
    engemheiro de segurança..eu por exemplo ja estou cursando
    engenhariade produção. noa sorte a todos.

  111. Márcia disse:

    Olá, meu nome é Márcia, ja fiz o curso de tst a 4 anos atras, mais só agora consegui estágio, porem na empresa em que estou estagiando não tem nenhum outro técnico ou seja ao mesmo tempo q estou estagiando tenho que exercer a profissão. Acontece que tenho muitas duvidas principalmente na parte de documentação. Não sei o que fazer ja estou no final do meu estágio e acho que não aprendi muito. O que devo fazer?

  112. Jéssica disse:

    Olá, sou jéssica tenho 21 anos esse ano estou concluindo o curso técnico em segurança do trabalho,e estou muito satisfeita, estou estagiando em um Hospital e é na pratica que aprendemos e tiramos nossas dúvidas.
    Sempre temos preocupações principalmente no primeiro emprego como devo procurar um bom emprego?
    Obrigada!

  113. Olá pessoal, estou cursando o ensino médio e tenhu 17 anos póis esse ano já termino.E quero fazer uma faculdade ou um curso de Segurança do trabalho? eu tenhu muita dificuldade em matematica nessa profissao ha de fazer alguma conta? e fico com medo de fazer a faculdade e nuam consegguir um bom emprego :/! Sera que vcs podem me ajudar? tenhu facebook Francisco leonardo, a foto esta eu e minha namorada do lado…Obrigado pela atençao!!!

  114. selma disse:

    ola, pretendo fazer o curso técnico de segurança do trabalho mas tenho muitas duvidas dentre elas a principal é: tenho anos será que a idade poderá ser obstaculo para o ingresso no mercado de trabalho? tenho uma perda de audição moderada, isto é, escuto um pouco menos que o normal, isso também poderá ser um obstaculo para o ingresso no mercado de trabalho?
    preciso muito de uma resposta, obrigada.

  115. elisangela disse:

    bom tenho 15 anos e estudo no colegio ebep-sesi/senai comecei a fazer o curso esse ano e queria saber se trabalha mt? e se eu estagiar no finalzinho do curso ganha algo ?e trabalhando quanto? so formada no curso tecnico mesmo?

  116. elisangela disse:

    bom tenho 15 anos e estudo no colegio ebep-sesi/senai comecei a fazer o curso esse ano e queria saber se trabalha mt? e se eu estagiar no finalzinho do curso ganha algo ?e trabalhando quanto? so formada no curso tecnico mesmo? dizem q é um curso bom mas so to fazendo porque meu pai mandou e tipo

  117. Daniela Ferreira disse:

    Estou cursando tecnico em segurança em trabalho estou com duvida como fazer o check liste da empresa em que faço o meu tcc porque o tecnico da empresa não tem tempo para me ajudar.
    O meu tcc é no pronto socorro de um hospital gostaria de uma orientação.

  118. Mayara Souza disse:

    qual outro curso serve de complemento para um tecnico em segurança do trabalho?

    • alzimar disse:

      Tem vários cursos complementares, vou te indicar alguns:
      primeiros Socorros, bombeiro civil, projetos arquitetonicos.

      Lembresse quanto mais informada melhor será seu desempenho.

  119. Laís Souza. disse:

    Oi; tenho 15 anos, estou no segundo ano do ensino médio .. me escrevi no curso pelo pronatec, queria saber se a minha vaga está garantida ou se preciso esperar alguma seleção?

    Este curso atua em que área?

  120. Nathalia disse:

    Olá!

    gostaria muito de fazer esse curso! acho que me darei bem pois faço teatro! então na parte de palestras seria muito interessante para mim! Mais tenho medo de fazer o curso e não conseguir trabalho na área! até porque não pretendo fazer engenharia.

    Devo escolher outra área?

    • alzimar disse:

      Ola, sinceramente não ache que palestra se pareça com Teatro, lembresse que você terá cerca de 40 funcionários em uma sala ouvindo tudo que vc falar, vc tem um NR(Norma Regulamentadora) que será a sua Biblia e vc deverá saber quase tudo que ali esta escrito.

      Então se realmente vc deseja ser TST, é muito serio e vc pode até ser presa se o Juiz assim o achar.

      Mas se vc gosta muito de Teatro, meu bem faça teatro.

  121. Matheus f disse:

    Boa noite pessoal, vou me matricular amanha no curso de segurança do trabalho, estou com receio de me arrepender, mas pelos comentários eu vi que deve ser bom..
    Abraços!

  122. vanessa disse:

    Ola! Boa Tarde.
    Estou querendo fazer o curso tec.de segurança,mas estou indecisa porque tambem acho interessente o curso de serviço social,gostaria de saber qual dos cursos é mais remunerado e mais procurado na area de trabalho moro em tubarao SC,tenho 29 anos e estou aflita pq ainda nao decidi qual profissão seguir ja fiz alguns cursos mas parei,e esses são cursos q me chamam muito atençao.
    Desde ja obrigada!

  123. jorge disse:

    O que fazer no primeiro dia de trabalho como TST?

    • alzimar disse:

      Então, Jorge seu primeiro dia será como em outro trabalho qualquer, vão te apresentar para a empresa, conhecer seu local de trabalho etc.

      Dependendo de qual área voce vai atuar no 2° dia vc ja começa a realizar suas atividades, um conselho: tente ser o mais humilde possivel, lembre-se que do outro lado pode ter trabalhadores sem nenhum conhecimento, vc eta esta ali para ajuda-lo e não para “meter o ferro“ como dizem por ai.

      Seja empatico, oriente para depois cobrar, assim vc vai ser um bom TST.

      Boa sorte.

  124. DEBORA disse:

    Olá,trabalho hoje com Telemarketing com uma carga horária de 6hs por dia 5 dias na semana, estou enteressada em fazer o curso de TST, surgindo estágio durante o curso que sei que é provável, pode ser consiliado com o meu emprego atual eu tendo meu horário disponível? ou tenho que está totalmente sem vinculo algum com alguma empresa? desde já obg

    • alzimar disse:

      Então Débora, não tem problema nenhum, se vc der conta pode trabalhar e também estagiar, Eu particulamente somente estagiei depois que formei, mas é muito tranquilo.

  125. vitoria disse:

    Eu vou começar o curso de TST dia 06/05,estou muito ansiosa com tudo, pois tenho 37 anos e não sei se com essa idade tenho alguma chance no mercado de trabalho.Porem, tenho muita fé em DEUS que tudo vai dá certo.Obg. pelas dicas!!!!

    • Helena disse:

      Olá Vitória, como vc mesma disse: com fé em Deus, tudo já deu certo. Seu nome já é a própria Vitória, olha só que benção. Eu tenho 59 anos e 6 meses, tomei posse desse cargo na Prefeitura, fazem apenas 6 dias, passei num concurso de apenas 03 vagas, e deu 166 candidatos por vaga. Veja se não foi DEUS quem me passou, fiz o curso em 2010, e havia mais pessoas com minha idade na minha sala. Não desanime sequer um minuto, pois vc é muito jovem e tem muita coisa pela frente. Abraços.

  126. Eduardo disse:

    Boa noite gostaria de saber o que um técnico de segurança faz em uma visita técnica.

    • Natalina disse:

      Eduardo,eu faço o cursso faz apenas 4 meses,e posso te dizer que uma visita tecnica e como se fosse um contrato q vc faz,que tu vai na obra so para fazer um fiscalizaçao,nao e para ir todo dia,so quando for solicitado.

  127. Eduardo disse:

    Pois me formei a pouco tempo e recebi uma proposta de trabalho, o responsável da empresa me perguntou quanto eu cobraria por uma visita técnica. E quanto custa para elabora um PPRA de uma empresa Médio e grande porte.

  128. raquel silva santos disse:

    Olá pessoal, depois de ver alguns comentário até eu estou com um pouco de duvida , estou fazendo o curso e vou ser sincera não é tão fácil . gostaria de saber se na pratica e mas fácil de se entender as vezes tenho vontade de desistir do curso porque penso que vou ter dificudade mas meus amigos me animam e eu to levando, existe uma area melhor onde eu não encontre muita dificudade para trabalhar?
    pelo menos pra eu entender melhor me ajude por favor, abraços para todos.

  129. Fernando disse:

    Boa, tarde eu sou formado nesta area, no curso basico tenho 4 anos de experiência, mais de momento não estou no activo trabalho numa outra area, mais aguardo por novas propostas cá em Angola, querem pagar me 600 Usd, mais não concordei porque eu sei mesmo trabalhando em grupo eu sei qual é a responsabilidade do trabalho que nos vamos exercer, um abraço para todos e vamos trabalhando para diminuição dos acidentes e incidentes.

  130. boa noite eu estou começando o agora e estou muito animada,pois qro muito me enganjar nessa area,meu marido me da a maior força.Mas estou preocupada com minha idade tenho 38 anos e ,ate, terminar o curso vou estar com 39,sera q vou ter chance de me engreçar nesse mercado estou preocupada tire minhas duvidas

  131. Mohammed Touil disse:

    Olá a todos,
    a minha dúvida parece que já foi mencionada anteriormente mas ainda gostaria de saber em relação á idade máxima no mercado para iniciar a carreira de técnico de segurança de trabalho.
    Tenho 39 anos e faltam uns 12 meses para me formar.
    o curso é muito bom.
    já sou formado em Petróleo e gás e trabalho numa multinacional de petróleo e gás como coordenador de logística de pessoal, falo 4 idiomas fluentes e um intermediário.
    Parece também que tem outras opções de trabalhar como autônomo, é isso?
    Muito obrigado e Bom feriado a todos que trabalham e boa sorte para aqueles que estão a procura!

  132. Carlos disse:

    alguém pode me responder se um recém formado já com registro ainda pode estagiar?

  133. rosa disse:

    estou cursando tecnico em segurança do trabalho, nao tenho nivel superior, fui chamada pra dar aula , mas nao sei se estou preparada nunca dei aula nenhuma .
    oque devo fazer ou recorrer a uma ajuda pois gostaria muito mas nao tenho noçao de como fazer estou nervosa ser que preciso de ajuda e um professor?

  134. Olá Bom dia a todos!
    Gostaria que alguém que esteja cursando nessa área,se Segurança do Trabalho é uma área que ganha bem,se tem bastante áreas de trabalho,se é legal,e etc…
    Estou fazendo estas perguntas,porque estou em dúvida entre Segurança do Trabalho e Administração.
    Obrigado a Todos que poderão me Ajudar nessa decisão!

  135. San disse:

    Ótimo conteúdo com excelentes explicações referentes a essa área que está com um crescimento enorme devido a grande quantidade de obras espalhadas pelo Brasil, tanto residenciais como industriais é bom deixar registrado que muitos técnicos de segurança estão exigindo para os trabalhos em altura que as contratadas instalem redes de proteção para quedas de operários que é um sistema que evita vários acidentes fatais.

  136. eder ribeiro disse:

    Amigos,

    Eu acabei de criar minha própria petição e espero que possam assiná-la. Ela se chama: Estabiidade ao Profissional Técnico Segurança Trabalho (Sub-fical MTE em ação).

    Eu realmente me preocupo sobre este assunto e juntos nós podemos fazer algo a respeito disso! Cada pessoa que assina nos ajuda a chegarmos mais próximo do nosso objetivo de 100 assinaturas — será que você pode nos ajudar assinando a petição?

    Clique aqui para ler mais a respeito e assine:

    http://www.avaaz.org/po/petition/Estabiidade_ao_Profissional_Tecnico_Seguranca_Trabalho_Subfical_MTE_em_acao/?launch

    Campanhas como esta sempre começam pequenas, mas elas crescem quando pessoas como nós se envolvem — por favor reserve um segundo agora mesmo para nos ajudar assinando e passando esta petição adiante.

    Muito obrigado,
    eder ribeiro

    @edersociologia

  137. Lorena disse:

    olaa gente..esse mês de setembro já começo a fazer meu curso de segurança no trabalho e estou muito ansiosa, e espero q eu me de bem :-)

Deixe um comentário