01
set

Aprenda a fazer um plano de estudo

Dr. Brittopor
Dr. Britto

Cada um tem seu próprio jeito e horários para estudar, mas a forma e o método que você usa podem influenciar muito o seu desempenho nas provas. Quase todo mundo já ouviu de um professor ou leu em algum lugar que montar um plano de estudos é sempre uma boa opção para reforçar as matérias que irão cair no vestibular. Ok, nós acreditamos. Mas você sabe montar um?

O primeiro passo é decidir se irá estudar as matérias que viu no dia, seja no colégio ou no cursinho. Feito isso, liste os assuntos e temas que precisa estudar até o dia do vestibular e priorize os que você tem mais dificuldade em assimilar. Se você não vai muito bem em matemática e física, por exemplo, faça bastante exercícios dessas disciplinas diariamente e alterne os dias de estudo para as matérias em que vai melhor.

Para se organizar, você pode montar planilhas no Excel para relacionar o tempo que possui com as tarefas que irá cumprir. Essa ferramenta, além possibilitar a criação de um calendário personalizado,  também permite a inserção e remoção de notas, testes e materiais de leitura.

Especialistas recomendam que, na hora de estudar, você alterne as matérias de uma em uma hora, dentro da qual devem ser separados 50 minutos para estudo e 10 para descanso. Outra dica dada por eles é sempre começar pelas disciplinas mais fáceis e evoluir para as mais difíceis. O ambiente também é importante para garantir sua concentração: escolha lugares isolados, arejados, quietos e bem-iluminados.

Aproveite as horas livres para realizar outras atividades que podem ajudar na preparação para o vestibular,  como por exemplo, ir ao cinema ou teatro. Organize essas atividades dentro do seu plano de estudo, separando algumas horas na semana para elas. Você pode também ler livros clássicos que costumam cair nas provas e assistir a filmes baseados nessas obras (confira aqui algumas versões cinematográficas de livros clássicos). Não esqueça de acompanhar as notícias nos jornais e revistas para se dar bem nas questões de atualidades.

E você, tem alguma dica de estudo para compartilhar com os outros vestibulandos? Escreva aqui a sua recomendação!

Categorias: Papo de Estudante

Tags: ,
Dr. Britto
Dr. Britto
dr.britto@yahoo.com.br
@drbritto

Criado pela Mais Estudo para ajudá-los a se dar bem no vestibular e na escolha da profissão. E não para por aí, dicas de bolsas de estudo de até 70% na Mais Estudo em mais de 60 faculdades e escolas parceiras.
Dr. Britto Acompanhe a Mais Estudo nas redes sociais.

A Mais Estudo oferece bolsas de estudo de até 70%. São mais de 40 instituições parceiras, somando mais de 1.000 cursos de graduação tradicional e de curta duração, pós e MBA, cursos técnicos, livres e de idiomas. Twitter Facebook Orkut

Deixe um comentário