12
abr

Qual a diferença entre pós, MBA e mestrado?

MaisEstudopor
MaisEstudo

Muitos jovens se formam e decidem dar continuidade aos estudos. Mas grande parte não sabe qual modalidade procurar, quais as vantagens de cada uma e qual atenderá melhor seus objetivos. Às vezes acabam escolhendo algo que não é o que esperavam, porque não entenderam a proposta do cursoPós-graduação, MBA e mestrado são os caminhos mais comuns para se seguir depois de se formar no Ensino Superior.

Algumas pessoas pensam que os três são iguais, no entanto, eles são bem diferentes, e destinados a públicos específicos. Por isso vamos explicar o que cada um deles oferece para que vocês possam fazer uma escolha consciente.

O termo pós-graduação já engloba todos os cursos que podem ser feitos após a conclusão do curso superior – seja de bacharelado, licenciatura ou tecnológico. Existem duas modalidades de pós-graduação: a LATO SENSU e a STRICTO SENSU.

1. LATO SENSU – corresponde aos cursos de especialização. São cursos voltados para o aperfeiçoamento e atualização do profissional. São destinados a quem quer se aprofundar em uma área, com a intenção de trabalhar nela. Ou seja, são cursos para otimizar a prática profissional. Nessa categoria, estão inclusos os cursos de especialização e o MBA.

MBA – Master in Business Administration – em português significa, mestre em administração de empresas. Apesar do nome, o MBA não é um mestrado. No Brasil é considerado um curso de especialização, latu sensu, porque é voltado para a prática profissional. Esse curso geralmente é procurado  por profissionais que já estão no mercado e que querem melhorar seus conhecimentos nas áreas de gestão e negócios, para se formarem executivos (confira neste link os descontos disponíveis para MBA).

Especialização – são os cursos destinados a quem deseja se especializar em determinada área, bem específica, que pode estar ou não relacionada à primeira graduação. Por exemplo, quem se forma em Administração pode fazer especialização em administração pública, hoteleira, de empresas, hospitalar, etc. Em geral, esse tipo de curso é procurado por profissionais que entram em uma nova área e querem focar seus conhecimentos ou por aqueles que gostam muito de uma área e se especializam para conseguir entrar no mercado de trabalho (confira neste link os descontos oferecidos pela Mais Estudo para esse curso).

2. STRICTO SENSU – são os cursos voltados para pesquisa e estudo das teorias  de uma determinada área. São destinados à formação científica e acadêmica, ou seja, são mais indicados a quem pretende seguir a carreira acadêmica, como professor, ou científica, como pesquisador. Dentro dessa modalidade, estão os cursos de mestrado e doutorado.

Mestrado – é um curso onde o objetivo é estudar e dominar um assunto específico dentro de um tema. Para isso, o aluno deve produzir uma dissertação sobre seu assunto de interesse. É mais procurado por quem quer ser professor ou pesquisador, mas também pode ser feito por quem deseja ampliar seus conhecimentos para ter uma melhor formação no mercado de trabalho .

Doutorado – geralmente é feito após a conclusão do mestrado. O objetivo é formar pesquisadores, por isso o aluno deve produzir uma tese, para provar alguma ideia que possa contribuir para o crescimento de uma determinada área de conhecimento. O doutorado é o grau mais alto de estudo no Brasil. Em outros países, no entanto, existem ainda o pós-doutorado, conhecido como PhD.

Categorias: Papo de Estudante

MaisEstudo
MaisEstudo
comunicacao@maisestudo.com.br
@maisestudo

Além de oferecer bolsas de estudo em diversas instituições, Mais Estudo têm a missão de mantê-los informados sobre tudo o que rola de mais importante sobre carreira, estágio, redes sociais, tecnologia e últimas tendências da web. Por isso, não deixe de acompanhar a Mais Estudo nas redes sociais. Afinal, manter-se informado, hoje em dia, é um diferencial e tanto.
MaisEstudo Acompanhe a Mais Estudo nas redes sociais.

A Mais Estudo oferece bolsas de estudo de até 70%. São mais de 40 instituições parceiras, somando mais de 1.000 cursos de graduação tradicional e de curta duração, pós e MBA, cursos técnicos, livres e de idiomas. Twitter Facebook Orkut

8 para “Qual a diferença entre pós, MBA e mestrado?”

  1. Estela Maria Paschoal disse:

    Olá
    Tenho a intenção de fazer Mestrado em Educação Especial para Deficientes Visuais ou para Deficientes Mentais, pois tenho Graduação com Habilitação para Deficientes Mentais e Pós Graduação em Gestão de Ambientes Inclusivos para Distúrbios Globais de Desenvolvimento e também para Deficientes Visuais. Se isso for a distância facilitaria muito e desde que a Instituição seja credenciada pelo Mec. Alguém pode me responder se tem e qual é o investimento para tal?
    Antecipo meus agradecimentos.
    Estela M. P.

  2. Elvis Sousa disse:

    Desejo a Estela M.P sucesso em seus estudus.

  3. Elvis Sousa disse:

    Desejo a Estela M.P sucesso em seus estudos.
    estudus…vocábulo em latim

  4. telma disse:

    Gostaria de saber o curso de pós- graduação Gestão de negocios é algo com boa aceitação no mercado profissional ,trabalho na area de logistica.

  5. salete disse:

    Boa tarde,

    Como fiz faculdade de gestao financeira, gostaria de saber o que fazer agora, seria pos graduacao ou mba?e qual a area se encaixa nisso.

    aguardo,
    salete

  6. Aline disse:

    Adorei a matéria. Procurei em vários sites a resposta para minha pergunta, mas essa foi a mais objetiva. Bjos.

  7. Cirana disse:

    Oi! Meu nome é cirana, sou formada em direito mas nao atuo na área.
    Acabei montando um atacado e hoje trabalho o administrando, montei tb uma loja de varejo na sequência…
    Estou sentindo falta de estudar…portanto gostaria de fazer algum curso voltado para área de administraçao…o que vc me indicaria???
    Pensei num MBA….

  8. Fabiana disse:

    Boa noite,

    Sou formada em Administração com habilitação em RH, essa habilitação se equivale a especialização?

Deixe um comentário