05
mai

Qwiki, a enciclopédia narrada

Garota Geekpor
Garota Geek

Qwiki inciclopédia Qwiki é uma enciclopédia multimídia que reúne informações na web e que tem como diferencial interativo os resumos narrados para cada verbete. O site, lançado em 2010, teve como idealizador Doug Imbruce, que justificou a criação do Qwiki pelo consumo arcaico das informações no meio digital. A ferramente ainda conta com Eduardo Severin, brasileiro cofundador do Facebook, e um dos donos do site.

Assim como o Wikipédia, o site é completo e é capaz de levantar  informações sobre diversos assuntos. Enquanto o texto é narrado, você vê imagens, mapas, gráficos e vídeos, transformando a informação em uma experiência interativa. Por enquanto, o site comporta apenas o idioma inglês. As informações da enciclopédia pode ser compartilhada no Twitter, Facebook  e e-mail.

Para explicar do que se trata, na primeira demonstração  pública do sistema, eles utilizaram a cena do filme “Wall-E“, em que o capitão da nave conversa com o computador de bordo para obter informações sobre o planeta Terra  e a máquina narra um resumo informativo do planeta. Esta é a ideia que a ferramenta propõe: você pede uma informação e ela é construída em tempo real.

Já pensou poder consultar a enciclopédia desde de acordar, ou enquanto se arruma para o trabalho, obter informações sobre o clima ou as tarefas do dia, por exemplo?  Além dessas informações você também poderá participar de  uma rede social interna e obter dicas de restaurantes e filmes, por exemplo. Pelo menos estas são as ambições do site para o futuro.

Não fique morrendo de curiosidade, acesse o Qwiki e faça uma pesquisa para entender como funciona o site.

E você utilizaria esta ferramenta ? Será que esta inovação irá obrigar empresas como o  Google a reciclar o seu sistema ?

Categorias: Papo de Estudante

Garota Geek
Garota Geek
garota.geek@yahoo.com.br
@garota_geek

Perfil criado pela Mais Estudo para mantê-los atualizados sobre tudo o que rola no mundo tecnológico. E não para por aí, geek também se preocupa com a carreira, por isso a Mais Estudo oferece bolsas de estudo de até 70% em diversos cursos na área de tecnologia.
Garota Geek Acompanhe a Mais Estudo nas redes sociais.

A Mais Estudo oferece bolsas de estudo de até 70%. São mais de 40 instituições parceiras, somando mais de 1.000 cursos de graduação tradicional e de curta duração, pós e MBA, cursos técnicos, livres e de idiomas. Twitter Facebook Orkut

3 para “Qwiki, a enciclopédia narrada”

  1. cassia disse:

    que ´ótimo, algo de qualidade e de valor significativo a quem acessa

  2. nancy disse:

    Olha, prá quem se comunica em inglês vale a pena até gravar voz no pendrive pra dar um memorizada nos conceitos. é otimo

Deixe um comentário