01
set

8 temas que podem cair na redação do Enem

MaisEstudopor
MaisEstudo

A dissertação do Enem exige que o estudante tenha posicionamento crítico sobre o tema abordado e que encaminhe essa opinião de maneira consistente, respeitando os direitos humanos e individuais.  Por isso, você deve estar preparado e muito bem informado para não pecar na redação do exame.

Homofobia e direitos dos homosexuais
A decisão do Supremo Tribunal Federal de ampliar os direitos dos homessexuais pode aparecer na prova junto de outros temas referentes a essa questão, como crimes e agressões por conta da homofibia. Portanto, atualize-se sobre o tema, que tem grandes chances de aparecer na redação.

Criminalidade e agressão dos jovens
A tragédia de Realengo levantou a dicussão sobre a criminalidade e a agressão praticada por jovens no país. É importante estar por dentro do assunto e até estar informado sobre alguma pesquisa que possa ajudar a escrever sobre o seu ponto de vista na prova.

Marchas
A proibição da Marcha da Maconha, teve um ato de repressão policial que repercutiu no Brasil inteiro. O “Churrasco de Gente Diferenciada”, que foi organizado pelo Facebook, também reuniu muitas pessoas para protestar contra a mudança do local de Metrô, em São Paulo. É possível que o exame coloque as marchas e manifestações públicas em pauta na proposta da redação.
Questões comportamentais
Preconceito e direito das minorias podem cair no exame. Portanto, é importante dissertar sobre a questão com uma linguagem objetiva que mostre que tem muito a contribuir com o debate social.

Código Florestal
As mudanças do código florestal estão em pleno debate, portanto é importante se informar  sobre o que está sendo proposto para ser alterado e o que isso implicará para o meio ambiente.

Redes sociais
É importante estar por dentro do impacto das mídias sociais na sociedade. Até mesmo do levante da democracia nos países árabes que foi estimulada, sobretudo pelas mídias sociais, mesmo que o Enem não costume trabalhar com temas internacionais.

Intervenção do Estado em hábitos culturais
O caso da proibição do véu na França põe em debate se o Estado tem o direito de intervir nos hábitos culturais da população.

Intervenção internacional
A intervenção para preservar os direitos da população, como ocorreu na Líbia, pode render uma boa discussão na redação.

Fonte: Universia.

Categorias: Papo de Estudante

Tags: ,
MaisEstudo
MaisEstudo
comunicacao@maisestudo.com.br
@maisestudo

Além de oferecer bolsas de estudo em diversas instituições, Mais Estudo têm a missão de mantê-los informados sobre tudo o que rola de mais importante sobre carreira, estágio, redes sociais, tecnologia e últimas tendências da web. Por isso, não deixe de acompanhar a Mais Estudo nas redes sociais. Afinal, manter-se informado, hoje em dia, é um diferencial e tanto.
MaisEstudo Acompanhe a Mais Estudo nas redes sociais.

A Mais Estudo oferece bolsas de estudo de até 70%. São mais de 40 instituições parceiras, somando mais de 1.000 cursos de graduação tradicional e de curta duração, pós e MBA, cursos técnicos, livres e de idiomas. Twitter Facebook Orkut

11 para “8 temas que podem cair na redação do Enem”

  1. Jessica disse:

    diria que esses temas estão bem visíveis então não creio que possa cair ..

  2. César Augusto de Almeida Barboza disse:

    Temas bem visíveis realmente,portanto a probabilidade de caírem na redação do Enem,existe,porém,temos de estar ligados em atualidades em Gerais e ler bastante jornais,revista,assistir telejornais,ler bons livros sempre que possível para enfim estar-mos preparados…

  3. Camila disse:

    Acredito sim que possa cair, inclusive fiz dois simulados do Enem e em um deles abordaram sobre as Mulheres no Poder, e no outro sobre Homofobia e os Direitos dos Homossexuais. Faço curso pré-vestibular e uma dica valiosa que recebi é que geralmente o Enem aborda um tema do ano que passou, ou do inicio do ano, algo que não esteja tão fresquinho na memória. Os temas muito atuais possivelmente não cairão, só ano que vem.

  4. Pâmela disse:

    Eu particularmente concordo com a Camila mas não devemos nos esqueser da morte do Osama Bin laden que tambe´m não esta fresco na memória mas é bem cobissado por envolver os Estados Unidos, ou as crises econõmicas.

  5. marcela disse:

    Acredito que seria ótimo abordar o tema homossexualidade,pois seria uma forma de nos expressar.
    Mas claro os outros temas também são ótimos.

  6. bianca disse:

    os temas acima são ótimos,faço curcinho e uma dica é chuva ácida

  7. bianca disse:

    os temas acima são muito bons.acabei de estudar chuva ácida fique por dentro

  8. harry disse:

    Bianca,acho chuva ácida fraco p/ Enem,haja vista que não é um tema de repercussão nacional em escala,embora muito importante. mas se for, estamos aí p/ derrubar os que não estudaram. boa sorte à todos.

  9. carolina disse:

    È literalmente possível cair um desses temas sitado mas como todos sabem eles podem nos supreender com um tema diferente por isso é necessario ficarmos atentos .Concordo com vc HARRY porem é bom e bom estar realmente por dentro do assunto né . ta chegando o dia ba sorte para todos que estão na espequitativa de passar no enem .

  10. Jéssika disse:

    Eh isso mesmo galera, sou da paraíba e tenho a intuição de que não cairá nenhum desses temas, pois o Enem sempre vem surpreende os seus candidatos e é bom ficar atento a outros temas como por exemplo; O JPVEM DE HOJE É O HOMEM DE AMANHÃ.
    Boa sorte a todos.

Deixe um comentário