20
mai

Os 10 programas mais antigos da TV brasileira

MaisEstudopor
MaisEstudo

A televisão é comprovadamente o meio de comunicação preferido dos brasileiros e está presente em mais de 90% dos lares do nosso país! Então, para os viciados de plantão, preparamos um top 10 bem curioso que vai contar quais são os programas (que ainda estão no ar) mais antigos da história da TV. Olha só.


1. Mosaico na TV(1961)

O programa destinado à comunidade judaica da cidade de São Paulo está no ar desde julho de 1961 e é o mais antigo da TV brasileira. Há 47 anos ele é exibido ininterruptamente sob coordenação do fundador e produtor Francisco Gotthilf, de 85 anos.  O Mosaico foi exibido primeiramente na TV Excelsior, depois pela TV Cultura, TV Tupi, TV Gazeta e atualmente é transmitido pelo Canal 21. Foi o primeiro programa dirigido a uma coletividade étnico-religiosa específica do Brasil.

2. Santa missa em seu lar (1963)

A Santa missa em seu lar começou a ser exibida em fevereiro de 1963 pela TV Excelsior. Desde 1968 o programa é transmitido pela Rede Globo nas manhãs de domingo e também no dia de Natal e de Ano-Novo (ambas, diretamente do Vaticano, sendo que a Missa do Natal, é ao vivo). É o programa mais antigo da Rede Globo.

3. Programa Silvio Santos (1963)

O Programa Silvio Santos é um programa-espetáculo de variedades, configurado principalmente como uma sequência de quadros de programas de auditório, e já foi exibido por diversas emissoras de televisão (Paulista, Globo, Record, Tupi e SBT) desde junho de 1963. Tornou-se a principal atração do SBT aos domingos das 19h45 às 00h00, onde é apresentado até hoje.

4. Jornal Nacional (1969)

O Jornal Nacional (ou JN) é um telejornal noturno brasileiro, produzido e exibido pela Rede Globo. Foi o primeiro programa transmitido em rede nacional e estreou em 1 de setembro de 1969 sob o comando de Hilton Gomes e Cid Moreira. Atualmente é apresentado por Fátima Bernardes e William Bonner.

5. Jornal Hoje (1971)

O Jornal Hoje é um telejornal brasileiro, produzido e exibido pela Rede Globo, que vai ao ar todas às tardes, de segunda a sábado. Estreou no dia 21 de abril de 1971 sob o comando de Léo Batista e Luiz Jatobá. Atualmente é apresentado por Evaristo Costa e Sandra Annenberg.

6. Globo Repórter (1973)

Globo Repórter é um programa jornalístico semanal brasileiro, produzido e exibido pela Rede Globo, que vai ao ar nas noites de sexta-feira a partir das 22h00. Estreou em 3 de abril de 1973, em substituição ao extinto Globo Shell Especial, e até chegar ao que é hoje passou por várias transformações. O programa como conhecemos hoje nasceu da ideia de criar um jornalístico semelhante ao 60 Minutes, da CBS News.

7. Fantástico (1973)

O Fantástico é um programa de televisão brasileiro exibido aos domingos pela Rede Globo. Estreou no dia 5 de agosto de 1973. Criado por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, com a participação do Armando Nogueira, Borjalo, Augusto César Vannucci, Manoel Carlos e Ronaldo Boscoli, tendo formato de revista eletrônica.

8. Bom Dia São Paulo (1977)

O Bom Dia São Paulo é um telejornal brasileiro local transmitido pela TV Globo para o estado de São Paulo. Foi o primeiro telejornal matutino do país e estreou no dia 18 de abril de 1977. Atualmente é apresentado por Carla Vilhena e traz as primeiras notícias do estado nas manhãs, com informações sobre os fatos mais importantes do dia, entrevistas, acontecimentos , previsão do tempo, situação do trânsito em sua capital e nas principais rodovias e resultados da última rodada esportiva, entre outras informações.

9. Telecurso 2º grau (1978)

O programa estreiou em janeiro de 1978 como instrumento para levar educação ao maior número possível de lares brasileiros. O Telecurso é um sistema educacional de educação a distância brasileiro exibido pela Rede Globo. O programa, que hoje se chama Telecurso 2000, consiste em tele-aulas das últimas séries do ensino fundamental (antigo 1º Grau) e do ensino médio (2º grau) que podem ser assitistidas em casa ou em tele-salas. O programa também é disponibilizado para as TVs educativas, como TV Cultura e o Canal Futura.

10. Globo Esporte (1978)

Globo Esporte é um telejornal esportivo exibido pela Rede Globo desde 14 de agosto de 1978, às 12:50, de segunda-feira a sábado. Atualmente, tem nove edições próprias: uma edição de rede gravada e gerada pela TV Globo Rio de Janeiro para todo Brasil (menos SP, RJ, MG, RS, PE, BA, PR, CE e SC). Nessa edição o primeiro bloco é reservado para as notícias locais.

Fonte: Os 10 Mais, de Luiz André Alzer e Mariana Claudino.

Categorias: Top 10

Tags:
MaisEstudo
MaisEstudo
comunicacao@maisestudo.com.br
@maisestudo

Além de oferecer bolsas de estudo em diversas instituições, Mais Estudo têm a missão de mantê-los informados sobre tudo o que rola de mais importante sobre carreira, estágio, redes sociais, tecnologia e últimas tendências da web. Por isso, não deixe de acompanhar a Mais Estudo nas redes sociais. Afinal, manter-se informado, hoje em dia, é um diferencial e tanto.
MaisEstudo Acompanhe a Mais Estudo nas redes sociais.

A Mais Estudo oferece bolsas de estudo de até 70%. São mais de 40 instituições parceiras, somando mais de 1.000 cursos de graduação tradicional e de curta duração, pós e MBA, cursos técnicos, livres e de idiomas. Twitter Facebook Orkut

12 para “Os 10 programas mais antigos da TV brasileira”

  1. domelhor.net disse:

    Os 10 programas mais antigos da TV brasileira…

    A televiso comprovadamente o meio de comunicao preferido dos brasileiros e est presente em mais de 90% dos lares do nosso pas!!!!…

  2. TOTAL ALIEN disse:

    SÓ LIXO !!!

  3. Marta Rodrigues disse:

    Achei interessante, porque mostra que os brasileiros gostam de interar-se dos assuntos, temos que olhar não com olhos totalmente criticos, porém procurar avaliar o que podemos tirar de bom.
    Não devemos tudo pichar, porque sabemos que existem falhas em toda parte, e o que talvez não agrade a alguns, agrade a muitos outros.
    Falar que o telecurso é lixo! Não concordo. Será que a educação no País é de primeiro mundo? Ou parte dos estudantes que não querem se aprimorar?
    Tenho receio dos novos profissionais, que não buscam realmente informações que vão agregar conhecimentos, terão apenas um certificado que no decorrer dos tempos não servirá para nada.

  4. Gabriel disse:

    Interessante saber que alguns destes programas ja estam no ar há tanto tempo. Não sabia que perduravam na programação há décadas. Na verdade, pensei que ia ver em meio a estes “O Programa da Hebe”, “Programa Raul Gil”, uma vez que ambos tem muitos anos de carreira, digamos que, mais de meio século e levando em consideração que a TV completou 60 anos, é uma história. Parabenizo aos idealizadores na criatividade de buscar assuntos que as pessoas na maioria das vezes, não se interessam e fico feliz em receber estes e-mails que me fazem aprender um pouco e saber de coisas que desconhecia. Se tratando de comunicação é melhor ainda. O que seria de nós se não houvesse comunicação, não é?

    Abraços

  5. Sebastian oliveira disse:

    Muito bom agregar mais conhecimento sobre nossa comunicação, afinal comunicação é nossa primeira necessidade como ser humano, programas estes que são fundamentais, para notícias, entreterimento, diversão e apoio a comunidade em geral. muito boa a matéria.

  6. viviane disse:

    bom a maioria ja sabia que existia a muito tempo gosto muito de assistir a todos esses progamas especialmente os da globo

  7. Antonio disse:

    Se não me engano o esporte espetacular é mais antigo que o globo esporte.

  8. Cristiano disse:

    O programa “Jornal do Almoço” da RBS TV (RS) é um programa de 1972, assim mais velho que o Globo Reporter e sexto na lista.

  9. Fernando Cunha disse:

    Esquececeram de falar do Esporte Espetacular da Globo…

  10. Ademir Paes da Cruz disse:

    Notei a falta de um programa que gosto muito e que esta no ar desde 1980 que é o programa Viola,minha viola apresentado por Inesita Barroso (Tv Cutura – SP)e é especifico sobre música sertaneja.Acredito ser um dos programas mais antigos pois são 33 anos

  11. Leony Lohan disse:

    Até onde sei também o Jornal da Record é um dos mais antigos também, pois está no ar desde 1972, portanto mais velho que o Globo Repórter.

Deixe um comentário